Lian Gong em 18 terapias

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS - Dra Lilian

Lian Gong em 18 terapias

É uma ginástica terapêutica desenvolvida em 1974, pelo médico ortopedista e traumatologista chinês Dr. Zhuang Yuen Ming (1919-2013) de Shangai.

Dr Zhuang após acumular décadas de experiência clínica e vasta pesquisa na área uniu os princípios da medicina tradicional chinesa, artes marciais e manobras de tui na massagem chinesa, com o conhecimento da medicina ocidental, elaborando uma sequência de exercícios para prevenção e tratamento de dores no corpo, problemas  articulares e tendíneos, disfunções em órgãos internos e fortalecimento  do sistema cardio- vascular.

No Brasil, o Lian Gong foi introduzido em 1987 pela professora de filosofia e artes corporais orientais Maria Lúcia Lee. A seu convite o Dr. Zhuang visitou o Brasil duas vezes, em 1997 e 1999, ministrando cursos de aperfeiçoamento da técnica.

Em setembro de 2015, seu filho e sucessor Zhuang Jian Shen, veio para o Brasil onde foi realizado o Seminário Internacional de Lian Gong, promovido pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 terapias.

Atualmente o Lian Gong em 18 terapias é praticado em mais de 30 países.

Os exercícios

O Lian Gong é composto por um conjunto de exercícios divididos em três partes, cada uma com 18 movimentos, realizados ao som de uma música desenvolvida por um musicoterapeuta chinês. Durante os primeiros 30 segundos da prática, a música tem um tom marcial, assim como é a postura inicial do exercício, Dr Zhuang dizia, segundo a professora Maria Lucia Lee, que era uma forma de despertar a energia yang do corpo, que se encontra enfraquecida devido ao estilo de vida, à poluição e aos alimentos que ingerimos. Em seguida , a música se desenrola com uma contagem e o ritmo vai se modificando em cada série.

A primeira série são exercícios da cabeça e pescoço, feitos exatamente para desbloquear o sopro (qi) que muitas vezes, devido ao acúmulo de pensamentos, tensões, preocupações, ansiedade, não consegue descer e fluir pelo corpo.

Depois somam-se movimentos de ombros e braços, costas, tronco, região lombar, glúteos, pernas e pés.

De grande importância é a respiração e também o olhar que conferem o estado de presença, trazendo a sensação de calma, harmonia interna e a integração com o céu e a terra.

Parte Anterior

Objetivo: tratamento e prevenção de síndromes doloridas no pescoço e ombros, torcicolos (1ª série); nas costas e região lombar – lombalgias(2ª série); e nas pernas e glúteos (3ª série).

Duração: 12 minutos

Parte Posterior

Objetivo: tratamento e prevenção de dores nas articulações, das extremidades (1ª série); tenossinovites e cotovelo de tenista (2ª série); e desordens funcionais dos órgãos internos (3ª série).

Duração: 12 minutos

I Qi Gong

Objetivo: prevenção e tratamento das doenças crônicas, como asma brônquica, distúrbios circulatórios, problemas cardíacos através do fortalecimento das funções do pulmão e coração.

Duração: 12 minutos.

O Ministério da Saúde, incluiu o Lian Gong em 18 Terapias entre as práticas da MTC a serem oferecidas à população pelo SUS, através da Portaria 971 de 3 de maio de 2006.

 Mais sobre o assunto:

  • Maria Lúcia Lee, “Lian Gong em 18 Terapias – Forjando um Corpo Saudável”, São Paulo: Ed. Pensamento, 2ª Ed.
  • Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen “Lian Gong Shi Ba Fa (Lian Gong em 18 Terapias)” (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2001.
  • Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen, “I Qi Gong (Continuação do Lian Gong)” (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2002.
  • Fádua Gustin, “LIAN GONG EM 18 TERAPIAS: prevenção e tratamento de dores no corpo” in http://www.entreterraeceu.com.br/liangongem18terapias.pdf.
  • Lian gong em 18 terapias in http//www.associaçãobrasileiralg18terapias.org

 

like do facebook Dra Lilian

COMENTÁRIOS (2)

  • Sidnei Miranda

    Senhores, boa noite, estou finalizando um trabalho de conclusão de curso – TCC no curso de Educação Física, e o tema é: Lian Gong. Solicito mais informações sobre a GTC, autores confirmado a eficaz do Lian Gong na recuperação e prevenção de incidentes muscular e articular. Se for possível, peço q me envie por e-mail assuntos relativos a essa GTC, como: artigos, origens, exercícios etc. Muito obrigado.

    Sidnei/Bagé/RS.

    • Lilian Kiyomura

      Olá Sidnei!
      Desculpe-me, vi o seu comentário somente agora. Você já deve ter finalizado o seu TCC, não é mesmo? Em todo caso, se houver ainda algum interesse, mande seu email, ok?

Deixe um comentário