Agende sua consulta

Meditando na cozinha

Atualizado em: 20/12/2023
Tempo de leitura 4 minutes
SUMÁRIO

Meditando na cozinha pode nos permitir insights. Por exemplo, descobrir a importância da consciência da presença.

E nestes dias de Confinamento Social estaremos mais vezes na nossa cozinha e mais próximos daqueles com os quais habitamos no mesmo lar.

Portanto e o momento adequado para avaliarmos o quanto estamos presentes na nossa vida.

Descobrindo a consciência da presença

Lembro uma tarde em que a mãe de uma grande amiga foi ao consultório. Entretanto, a agenda estava cheia e eu um pouco agitada. No intervalo entre um paciente e outro, então, ofereci-lhe um chá que eu mesma fiz questão de preparar.

Chá de Jasmim

Fui para a cozinha e, num passe de mágica, um cheiro perfumado de jasmim se espalhou pelo ar. Foi então que Dona Lourdes me olhou e disse: “Nossa! Como você é rápida!”.

Comentário espontâneo

Considero, enfim, aquele momento um marco na minha vida. O comentário espontâneo, totalmente despretensioso de dona Lourdes, gerou em mim um desconforto seguido de uma reflexão.

A presença e o amor

Percebi, que na pressa e rapidez ao fazer o chá, esqueci os ingredientes mais importantes. São eles: minha presença e o sentimento de amor que sentia por ela.

Descobri, então, a importância da consciência da presença. Pois, na correria do dia a dia, nem sempre estamos inteiramente entegues em tudo que fazemos.

Assim, esquecemos de fluir a nossa intenção e o nosso sentimento, o que traz repercussões dentro e fora de nós.  Ansiedade, agitação, sensação de que o tempo passa rápido demais, insatisfações, autocobrança, culpa, são algumas delas.

Meditação

A meditação é uma prática que tem como objetivo pacificar a mente e despertar a nossa consciência. Estar no momento presente para enfim, vivê-lo plenamente. Portanto, à medida que meditamos mais, então vamos nos tornamos mais calmos, inteiros, felizes. A meditação pode até provocar riso e felicidade.

Sinceramente, posso dizer que não é algo fácil, principalmente quando a mente inquieta faz uma coisa já pensando na próxima.

Era como me sentia ao fazer rapidamente o chá para dona Lourdes.

Mas ela, numa espécie de meditação, saboreava atenta cada gole, num estado de calma, paz, cheia de contentamento.

Crônica de Sonia Hirsch

Escolhi para vocês uma crônica da escritora e pesquisadora Sonia Hirsch. Em seus livros, Sonia fala sobre saúde, alimentação e muitas outras coisas que nos fazem bem. Tem uma linguagem convidativa, inspiradora, única. Admiro em seu trabalho a virtude de transformar um assunto complicado em algo simples, acessível e bem-humorado.

Meditando na cozinha - Dra Lilian - Pediatria e Acupuntura
Ilustração: Celina Gusmão

Esta crônica faz parte do livro Meditando na cozinha - crônicas e receitas, e a ilustração é de Celina Gusmão.

Meditando na Cozinha

" são muitas as formas de meditar "

...todas com o mesmo objetivo: pacificar a mente, que não conhece limites e não para quieta um instante.

Meditação é um jejum mental, onde se procura não pensar. Seja em silêncio ou cantando mantras, depois de um tempo as preocupações desaparecem e mesmo o principiante percebe que a mente se acalmou.

Cozinhar também pode ser meditação.

Uma, porque leva tempo, exige paciência e entrega. Duas, porque se você não põe a mente no que está fazendo pode queimar a comida, salgar demais, temperar de menos, entornar o azeite, errar a receita e cometer toda sorte de erros e distrações, que acabariam em sabe Deus que tragédias!  Três, porque essa combinação de paciência, entrega e atenção dá margem a micromeditações - enquanto você faz não pensa, não julga, apenas observa.

Por exemplo, lavando um maço de cebolinha verde. Claro que sua porção viking poderia cortar de um golpe as raízes, geralmente com um bom tanto de bulbos junto, descartar sem mais delongas as folhas meladas e passar tudo debaixo  da torneira sem nem se dar conta do que está fazendo.

Mas que delicadeza trabalhar com as cebolinhas na água corrente separando os bulbos, puxando para baixo as folhas murchas e vendo finalmente a cebolinha aparecer perfeita! Não faz a menor diferença no gosto da comida, mas estabelece a prática da contemplação da natureza, o que já é uma forma de meditação.

Ou seja, faz diferença para você.

Os japoneses têm longa tradição tanto na arte de meditar quanto na de lidar com vegetais, produzindo lindos pratos a partir das formas, cores e texturas que oferecem ao paladar.

Têm também as melhores facas e tábuas, e uma infinidade de utensílios impensáveis antes e indispensáveis depois – pequenos raladores para gengibre, descascadores, peneiras de bambu, colheres, espátulas, pinças, recipientes para cozinhar no vapor – enfim, a boa loja de produtos japoneses é a disneilândia da cozinha.

Agora, no tocante a panelas, sejamos Brasil: as de pedra-sabão, mineiras, são imbatíveis. Feitas de uma coisa completamente natural, pedra, curada no forno com outra coisa completamente natural, óleo. Pesadas. Não pode lavar com detergente porque entranha, só sabão e esponja. Em compensação, nenhuma outra panela vai refogar cebolas no azeite com tanta ternura quanto a de pedra: devagar, cozinhando cada partícula de cebola até deixá-la doce e transparente, e se continuar fica dourada e vira manteiga de cebola, uma coisa maravilhosa para passar no pão. (Não rende, ponha no mínimo dez cebolas.)

Importantíssimo no ritual da cozinha: não perturbá-la batendo colheres na boca das panelas, fazer tudo silenciosamente.

A leveza ao pousar a tampa no bule  ensaia a leveza da vida. Mexer uma panela prestando atenção é igual a desenhar uma  mandala, faz efeito no ser inteiro.

Comida e alma se dão muito bem. Cozinhar pode ser uma prática tão rica em significados e insights quanto qualquer outra.

Além de acalmar a mente, como toda meditação que se preza."

Meditando na cozinha

Em Meditando na cozinha, Dra. Lilian coloca que podemos temperar com pequenos Meditares o nosso cotidiano. Vamos refletir?

like do facebook Dra Lilian
CRM: 56740 SP
RQE: 40624
RQE: 40625
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta
O site www.dralilian.com.br visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa durante consulta e diagnóstico adequados.
(11) 3284-1711
Rua Cincinato Braga 340 - 
10.andar. Bela Vista, SP
 Rua Vilela, 665 - 
8.andar. Tatuapé, SP
Atualizado em: 20/12/2023
Copyright © 2024 Direitos reservados Dra. Lilian - Desenvolvido por SuryaMKT
magnifiercross