Sou médica

Sou Lilian Kiyomura Arakawa

Sou médica - dra. Lilian

Quem sou? Sou médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Primeira gravidez e Homeopatia

Grávida do meu primeiro filho fiz o Curso de Formação em Homeopatia Unicista no Nuclehom sob coordenação do Dr. Milton Godoy em 1990 e 1991. Terminado o curso, continuei atuando em sua clínica por 9 anos. Posteriormente, fiz o Curso Avançado de Homeopatia, Medicina Interna e Terapêutica na Unidade de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo com Dr Romeu Carillo Júnior.

Segunda Gravidez e Medicina Chinesa

Durante a gravidez do meu segundo filho, iniciei em 1992 o Curso de Formação em Medicina Chinesa, Acupuntura. Estudei no Centro de Pesquisa e Estudo de Medicina Chinesa – Center Ao, que é reconhecido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina. Assim, no Center AO – Instituto de Acupuntura Dr Ysao Yamamura conclui os estudos em 1995.

Comento sobre minhas gestações porque acredito sinceramente que os filhos sempre foram e continuam sendo um forte incentivo e uma grande escola nesta vida. É todo um aprendizado com a participação imprescindível de cada paciente, com suas histórias, dores, superações e alegrias.

Médica especialista em Acupuntura

Obtive o Título de Especialista em Acupuntura reconhecido pela Associação Médica Brasileira e Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

Práticas Corporais Chinesas

Fui buscar nas Práticas Corporais Chinesas uma grande ferramenta que através de exercícios físicos mobilizam o corpo e a energia (Qi). Tenho praticado e compartilhado com os pacientes, com resultados muito favoráveis.

Meditação

A pedido de alguns pacientes fui conhecer e praticar a Meditação para colher seus inúmeros benefícios. Assim, nessa incessante busca, fui para a França em agosto de 2014, quando fiz um retiro no monastério do mestre zen Thich Nhat Hanh, onde foi abordado o tema: Meditação e Saúde. Decidi então, trazer ao consultório a professora Lúcia Brandão que com toda sua experiência e sabedoria, orienta um grupo de pacientes nas práticas meditativas.

Aquietar a mente, ancorar-se em si, autoconhecer-se; se tornam urgentes e fundamentais nos dias de hoje. Pois o estresse, a depressão, os medos, inquietudes, indignações, etc; perturbam o sono e o repouso, dificultando a alegria de viver e a expressão da nossa verdadeira natureza.

E a vida continua…

E a vida continua…

Assim continuo também na busca incessante de novos aprendizados. Agora, além de meditar e praticar técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, também escrevo.

E em inúmeras linhas neste meu site, recordo e escrevo. Porém o imaginar da mente e da alma também contribuem neste registrar em linhas, à medida que o fato vivido, com a maturidade recebe novos olhares e percepções. Então a mesma história nunca é contada da mesma forma. Pois o contar é como as águas que passam sob a ponte de um rio, nunca são as mesmas.

Quem sou? Sou mais um pouco todos os dias, agora agrego a arte de contar.