QI – Energia Vital

Qi - Energia Vital - Dra Lilian

QI – Energia Vital

Para começar a falar do pensamento oriental sobre o que é ter saúde precisamos, antes, ampliar nossa percepção a respeito da vida humana. É preciso que o ser humano se veja como parte de um universo infinito de manifestações de vida, diferentes na forma, mas constituídas pela mesma essência, alimentadas pela mesma respiração. É “sopro divino” a que se refere a bíblia, é a vida recebida através da respiração, é o que os hindus chamam de “prana”, a energia que nos mantém vivos, que nos circunda e interpenetra pela respiração e pelos pontos de entrada de energia espalhados por todo o nosso corpo. É o que os chineses chamam de “Qi” e os japoneses de “Ki”, numa alusão àquele vapor que sai do arroz recém-cozido, morno e perfumado que inunda o ambiente.

“Tudo no universo resulta dos movimentos e mudanças do Qi.”*

A primeira noção que nos é ensinada sobre quem somos, é a noção de indivíduo, ou seja, um duo indivisível formado pelo corpo físico e pelo corpo espiritual unidos num só ser. Há milhares de anos os orientais descobriram também a existência de um corpo energético que precisa estar harmônico tanto quanto os outros dois para se ter saúde. Este corpo é movido pelo Qi presente em todo o universo, é produzido também nos nossos órgãos e vísceras, cada um com um tipo e função energéticos distintos.

Viver é ter Qi em todas as partes do corpo, morrer é perder o Qi.

“A energia é a causa de toda produção e destruição. ”**

 

 Existe energia boa e energia ruim?

Nem uma coisa, nem outra, apenas energia. Esta força, dirigida pelo pensamento e pelas emoções, pode construir ou destruir, dependendo da direção e da intensidade com que é impulsionada.  É importante saber que cada indivíduo tem um tipo próprio de energia interna, um tipo de Qi. Por isso é bom conhecer e cuidar para que seus níveis de energia estejam sempre em equilíbrio, observando aspectos como a respiração, as emoções, alimentação e exercícios. No entanto, todo processo de cura inicia-se com a consciência e o cuidado de si, esta é a parte que nos cabe para que qualquer tratamento alcance o sucesso.

Mais sobre o assunto: O caminho da cura – Chi Kung para energia e saúde, do Mestre Lam Kam Chuen. Editora Manole, São Paulo, 1999.1.

                                    Manual do Herói, de Sonia Hirsch

* Nei Jing- Suwen.

** Idem

 

 

like do facebook Dra Lilian

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário