Em Meditação para Iniciantes a professora Lúcia Brandão dá dicas importantes em quatro (4) vídeos.
Como a meditação vem sendo desenvolvida e multiplicada em muitas partes do mundo, certamente, todos falam de seus benefícios:
- sensação de bem-estar,
- alívio do estresse e da ansiedade,
- melhora da concentração e do foco,
- consciência maior de si,
- paz interior,
- aumento da imunidade,
- ação positiva no sistema cardiovascular, etc.
Assim para você que tem interesse em meditar, seguem quatro (4) vídeos em que a professora Lúcia Brandão dá dicas importantes para quem está iniciando na prática da Meditação.
1 - Meditar significa estar aqui e agora
Meditar portanto, significa estar completamente presente no aqui e no agora.
Como a mente se movimenta o tempo todo, visita o futuro assim como retorna ao passado, se enche de preocupações, sonhos, angústias e medos, então desfrutar de momentos de quietude, assim como viver o presente, podem trazer como consequência, um novo significado à vida. Assista:
2 - Prática da meditação ao sentar
Na prática meditativa do sentar, escolhemos primeiramente, um lugar especial, confortável e também aconchegante.
Todavia, não importa se vamos sentar na cadeira ou no chão de pernas cruzadas, pois o importante é manter a postura correta.
Observamos então nosso corpo com as orientações do vídeo abaixo.
3 - Meditar observando a respiração
Respirar é tão natural, que assim nem percebemos a sua importância.
Para meditar, observamos a respiração. Assim quando está mais curta e rápida, traz como consequência, ansiedade e agitação. E quanto mais lenta e profunda, certamente acalma e aquieta.
Respirar com satisfação. Respirar e descansar.
4 - Meditação e o sorriso
Não precisamos de motivos para sorrir, portanto na meditação sorria. Sorria para si. Pois a experiência de meditar desfrutando de um sorriso para si mesmo, traz alívio das tensões na face e em outros músculos do corpo.
Meditação é reconhecida pela OMS
A meditação já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a técnica que melhora a saúde. Assim, por exemplo, em setembro de 2017, na campanha de Semana do Bem Estar nas Américas, incluiu a pratica da meditação como uma técnica de bem-estar.