Qi - Energia Vital é o que os chineses chamam de “Qi” e os japoneses de “Ki”, numa alusão àquele vapor que sai do arroz recém-cozido, morno e perfumado que inunda o ambiente.
Pensamento oriental
Para começar a falar do pensamento oriental sobre o que é ter saúde precisamos, antes, ampliar nossa percepção a respeito da vida humana. É necessário que o ser humano se veja como parte de um universo infinito de manifestações de vida, diferentes na forma, mas constituídas pela mesma essência e alimentadas pela mesma respiração.
A referência é sobre o “sopro divino” a que se refere a bíblia. É a vida recebida através da respiração, que os hindus chamam de “prana”. É a energia que nos mantém vivos, que nos circunda e nos interpenetra pela respiração e pelos pontos de entrada de energia espalhados por todo o nosso corpo.
Pandemia, qi - energia vital
Neste primeiro semestre de 2020 o Mundo está sob um novo prisma: Todos por Um e Um por Todos.
Todos por Um
Todos é a população que precisa aderir às orientações das entidades sanitárias para proteger outrem. Pois este vírus escolhe qualquer um, independente de sexo, credo e situação econômica.
Ainda em Todos por Um - à medida que a sobrevivência de um povo como comunidade, que troca serviços e produtos na emaranhada estrutura social precisa dos agentes para continuar existindo, então o Um precisa ser assistido pelo Todos.
Um por Todos
Cada Um de nós como peça no xadrez social precisa preservar e respeitar o Todo evitando ser um vetor do agente destruidor. Portanto, devemos manter o Isolamento Social. Porém, se somos chamados para o cumprimento do dever a interagir com a comunidade, então que sigamos as regras recomendadas pelas autoridades sanitárias para preservar a Saúde de Todas as outras pessoas.
Nessa preservação, do Um protegendo o Todo está o vacinar-se. Pois, quando tomamos a vacina diminuimos a probabilidade de sermos um pólo de transmissão. Dessa forma, enfraquecemos o agente patogênico com a diminuição da sua população.
O dia Seguinte
Como uma Energia Perversa o vírus fluirá o quanto permitirmos. Mas à medida que reagimos para o combatermos, então criamos uma nova malha de interação social.
Portanto estamos nos gestando na útero da Mãe Terra, para quando nascermos, então seremos diferentes e renovados.
Qi - Energia Vital
É o Qi - Energia Vital Universal se realinhando e gestando uma nova sociedade.
Corpos físico, espiritual e energético
“Tudo no universo resulta dos movimentos e mudanças do Qi.”*
A primeira noção que nos é ensinada sobre quem somos, é a noção de indivíduo, ou seja, um duo indivisível formado pelo corpo físico e pelo corpo espiritual unidos num só ser.
Entretanto, há milhares de anos os orientais descobriram também a existência de um corpo energético, que precisa estar harmônico com os dois, para se ter saúde. Ou seja, os três corpos precisam estar em equilíbrio. Assim, como um uno, este corpos são movidos pelo Qi presente em todo o universo. Contudo, nossos órgãos e vísceras também produzem Qi, cada um, Qi's distintos e com funções energéticas diferentes.
Viver é ter Qi em todas as partes do corpo, morrer é perder o Qi do corpo físico.
Qi - energia vital como causa
“A energia é a causa de toda produção e destruição. ”**
Existe energia boa e energia ruim?
Não existe energia boa nem energia ruim, é apenas energia. O que define o poder de construção ou de destruição é o emanar do sentir e do agir. Pois o pensamento é temperado pelas emoções.
- O sentir amor constrói.
- O odiar destrói.
- A alegria ilumina.
- A tristeza encolhe.
- A alimentação saudável fortalece.
- A atividade física promove o bem respirar, mas seu excesso apaga as energias.
Semear a colheita
Assim, dependendo da intensidade e da qualidade do sentimento e ações será a colheita. Portanto, é importante saber que cada indivíduo constrói tipos próprios de energia interna, o seu tipo de Qi.
Por isso é bom conhecer e cuidar para que seus níveis de energia estejam sempre em equilíbrio. Observando aspectos como a sua respiração, emoções, alimentação e exercícios. No entanto, todo processo de cura se inicia com a consciência e o cuidado de si. Pois, é esta a parte que nos cabe, para que qualquer tratamento alcance o sucesso.
Fontes sobre o tema Qi energia vital
Mais sobre o assunto Qi - energia vital: O caminho da cura - Chi Kung para energia e saúde, do Mestre Lam Kam Chuen. Editora Manole, São Paulo, 1999.1.
- Manual do Herói, de Sonia Hirsch
- * Nei Jing- Suwen.
- ** Idem