QI – Energia Vital

Qi - Energia Vital - Dra Lilian

QI – Energia Vital

Qi – Energia Vital é o que os chineses chamam de “Qi” e os japoneses de “Ki”, numa alusão àquele vapor que sai do arroz recém-cozido, morno e perfumado que inunda o ambiente.

Pensamento oriental

Para começar a falar do pensamento oriental sobre o que é ter saúde precisamos, antes, ampliar nossa percepção a respeito da vida humana. É necessário que o ser humano se veja como parte de um universo infinito de manifestações de vida, diferentes na forma, mas constituídas pela mesma essência e alimentadas pela mesma respiração.

É “sopro divino” a que se refere a bíblia. É a vida recebida através da respiração, que os hindus chamam de “prana”. É a energia que nos mantém vivos, que nos circunda e nos interpenetra pela respiração e pelos pontos de entrada de energia espalhados por todo o nosso corpo.

Corpos físico, espiritual e energético

“Tudo no universo resulta dos movimentos e mudanças do Qi.”*

A primeira noção que nos é ensinada sobre quem somos, é a noção de indivíduo, ou seja, um duo indivisível formado pelo corpo físico e pelo corpo espiritual unidos num só ser.

Entretanto, há milhares de anos os orientais descobriram também a existência de um corpo energético, que precisa estar harmônico com os dois, para se ter saúde. Ou seja, os três corpos precisam estar em equilíbrio. Assim, como um uno, este corpos são movidos pelo Qi presente em todo o universo. Contudo, nossos órgãos e vísceras também produzem Qi, cada um, Qi`s distintos e com funções energéticas diferentes.

Viver é ter Qi em todas as partes do corpo, morrer é perder o Qi do corpo físico.

Qi – energia vital como causa

“A energia é a causa de toda produção e destruição. ”**

Existe energia boa e energia ruim?

Não existe energia boa nem energia ruim, é apenas energia. O que define o poder de construção ou de destruição é o emanar do sentir e do agir. Pois o pensamento é temperado pelas emoções. O sentir amor constrói. O odiar destrói. A alegria ilumina. A tristeza encolhe. A alimentação saudável fortalece. A atividade física promove o bem respirar, mas seu excesso apaga as energias.

Semear a colheita

Assim, dependendo da intensidade e da qualidade do sentimento e ações será a colheita. Portanto, é importante saber que cada indivíduo constrói tipos próprios de energia interna, um tipo de Qi, o seu tipo de Qi.

Por isso é bom conhecer e cuidar para que seus níveis de energia estejam sempre em equilíbrio. Observando aspectos como a sua respiração, emoções, alimentação e exercícios. No entanto, todo processo de cura se inicia com a consciência e o cuidado de si. Pois, é esta a parte que nos cabe, para que qualquer tratamento alcance o sucesso.

Fontes sobre o tema Qi energia vital

Mais sobre o assunto Qi – energia vital: O caminho da cura – Chi Kung para energia e saúde, do Mestre Lam Kam Chuen. Editora Manole, São Paulo, 1999.1.

                                    Manual do Herói, de Sonia Hirsch

* Nei Jing- Suwen.

** Idem

like do facebook Dra Lilian

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário