Quando um paciente chega ao acupunturista desejando a retirada de medicamento prescrito, constitui uma situação complexa, pois é repleta que questões emocionais, legais e éticas. Contudo, a parceria entre os envolvidos benefícia o paciente.
Assim, para ilustrar a situação vamos relatar um caso clínico de uma jovem senhora, que buscou um profissional de acupuntura para se mudar sua condição.
Caso Clínico
Este caso, é de uma mulher, 43 anos, mãe de dois filhos, profissional de enfermagem. Seu desejo era gradativamente proceder com a retirada de medicamento antidepressivo - Prozac. Também, usava carbonato de lítio.
Seu desejo em abandonar os remédios era porque sua condição estava piorando, pois acreditava que a solução não estava direcionada ao cerne do problema, do qual sofria desde os 16 anos.
O médico que a tratava, embora relutante tinha a intenção de colaborar no processo, assim como seu marido, que também estava disposto a participar da busca da esposa pela retirada do medicamento antidepressivo.
Primeira depressão
A primeira ocorrência de depressão maníaca foi aos 16 anos. Estas crises iniciavam com a rápida aceleração dos pensamentos, paranóia, ansiedade, inquietação e insônia.
Medicada
Medicada há quatro (4) anos, estava sem crises, embora, diariamente, sentia-se à beira de uma uma crise, que não acontecia. Mas tinha uma leve confusão mental e fadiga. Também, relatava dores atrás do olho direito com sensação de náuseas. Apresentava constipação, rigidez na musculatura de ombros e pescoço, pés frios e dificuldade na respiração, que resultavam em crise de asma.
Motivação para retirada de medicamento
A paciente estava motivada para o tratamento, pois possui uma relação familiar sólida, além de carreira promissora. Portanto, acreditava que ao se livrar das drogas, sua vida manteria a estabilidade.
Tratamento para retirada de medicamento
Para o tratamento foi proposto quatro (4) pilares: acupuntura corporal, auriculoterapia, óleos essenciais e mudança na dieta. Porém, a paciente decidiu adiar a mudança alimentar, permanecendo então, três (a) pilares de tratamento.
Por volta da terceira consulta, ela já tinha baixado as doses de Prozac e de Lítio.
Mudança na dieta
Na quinta consulta, após insistência, ela concordou em fazer uma dieta de eliminação por cinco (5) dias, que consistia:
- retirada de todas as gorduras, óleos, proteína animal, açúcar, café e álcool
- eliminação das frutas e suco de frutas.
O objetivo da restrição temporárias destes alimentos era identificar fatores dietéticos irritativos.
Assim, durante a retomada dos alimentos, percebeu alergia ao trigo, produtos lácteos, laticínios e açúcar.
Retirada completa do Prozac
A retirada completa do Prozac foi na quinta semana e do lítio três (3) meses, após o início do tratamento.
Quadro estável
Com o quadro estável, então, após cinco (5) meses de tratamento, as consultas foram espaçadas para uma sessão a cada duas (2) semanas. E no mês subsequente passou a vir uma vez a cada 30 dias, apenas para controlar o estresse do cotidiano.
Fonte: Retirada de Medicamento
O caso clinico apresentado está relatado na íntegra no livro Acupuntura na Prática de Hugh MasPherson e Ted J. Kaptchuk.
Bula Prozac
A bula do medicamento Prozac pode ser acessada em arquivo no formato pdf no site da Anvisa.