Os Cinco Sabores da MTC

Os Cinco Sabores da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estão associados à Bela Teoria do Cinco Movimentos ou dos Cinco Elementos.

Cinco Elementos da Alimentação

Os Cinco Elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água carregam em si características próprias como: cores, odores, emoções, órgãos e sabores. Portanto estes saberes nos ajudam a viver melhor.

Estes sabores: ácido, amargo, doce, picante e salgado estão relacionados a órgãos do corpo. Então conhecer estas relações nos traz a oportunidade de nos alimentarmos de forma mais adequada. Pois assim, teremos mais saúde e Bem Estar.

Portanto, devemos incluir os Cinco Sabores diariamente na nossa alimentação. Pois quando os alimentos chegam no mar de convergência, o estômago, este os refina e a energia de cada sabor se encaminha para o órgão respectivo.

Nos antigos escritos chineses, os sabores englobam alimentos comuns na China, mas nem todos são habitualmente consumidos no Brasil. Portanto, buscamos na literatura referências brasileiras sobre a alimentação e os Elementos da MTC. Conteúdos sobre elementos, sabores e órgãos estão resumidos nos parágrafos seguintes.

Madeira, ácido e fígado

O elemento Madeira é associado ao fígado, ao sabor ácido e à cor verde.

Alimentos do Elemento Madeira

Entre os Alimentos do Elemento Madeira considerados ácidos: brotos de feijão, de bambu e vegetais verdes.

Broto de feijão

O broto de feijão ou moyashi possui vitamina C, ferro, proteínas e cálcio.

Broto de quinoa

O broto de quinoa é rico em ácido fólico e ferro. Também é fonte de cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco. Embora, pouco conhecida há algumas décadas no Brasil, hoje encontra-se a quinoa nas formas de farinha, flocos e grãos nos principais supermercados.

Broto de girassol

O broto de girassol é fonte de substâncias antiinflamatórias e antioxidantes. Por isso contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Broto de bambu

Herança da colonização japonesa no Brasil, o broto de bambu já é encontrado facilmente em feiras. Sua importância na alimentação é pela sua riqueza em nutrientes. Por exemplo: proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

Vegetais verde escuros

Os vegetais verdes, principalmente os escuros são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Por exemplo: agrião, brócolis, couve, espinafre, etc. Entre as vitaminas, destaca-se o ácido fólico, pois é fundamental na gestação e responsável pela formação do sistema nervoso do embrião. Também, a vitamina A, pois atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

Os vegetais verdes também são também excelentes fontes de ferro, pois previne a anemia ferropriva. Também é rico em magnésio, que auxilia na produção de energia pelo organismo.

Fogo, coração e amargo

O elemento Fogo é associado ao coração e ao sabor amargo. Representa o máximo de energia Yang e de crescimento, o verão, o calor e a expansão.

Entre os alimentos amargos estão o jiló, o quiabo e frutas refrescantes, além do chocolate. Porém, saboreie chocolate amargo ou meio amargo de boa procedência. Pois assim, você evita o consumo de gorduras ruins e açúcar e pouquíssimo cacau na composição.

Melancia previne câncer

Um exemplo de fruta que refresca é a melancia, que possui licopeno cuja ação antioxidante previne o aparecimento de câncer, principalmente de próstata.

Flavonoides e antioxidantes

O jiló contém flavonoides e antioxidantes capazes de melhorar a saúde do coração, pois reduz a aderencia do colesterol ruim às artérias. Auxilia na perda de peso, pois diminui a ansiedade ao comer.

Vitaminas A e B

O Quiabo é rico em vitaminas A e do complexo B, além de minerais. Também é fonte de fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, pois adsorvem e eliminam gorduras com mais facilidade.

Terra, baço e doce

O elemento Terra é associado ao baço e ao sabor doce. Marca o fim do verão. É quando então inicia a diminuição do Yang. Entre os alimentos doces estão a abóbora, inhame, mandioca e a carne de porco. Também o arroz e a jujubae.

United States Department of Agriculture

Um estudo da United States Department of Agriculture (USDA) concluiu recentemente que a carne de porco possui menor teor de colesterol, sódio e potássio que a bovina e a de frango. Além disso, tem grande quantidade de tiamina (vitamina B1), importante na prevenção de problemas vasculares. Além de selênio, conhecido por ser um poderoso antioxidante, então promove a renovação celular.

Jujubae

A Fructus Ziziphi Jujubae é conhecida na China como fruta milagrosa. Pois entre seus benefícios estão: estímulo do sistema imunológico, retardo do envelhecimento da pele, pois combate os radicais livres. Também alivia o estresse, a ansiedade e a depressão, tanto que é um dos componentes do fitoterápico Gan Mai Da Zao Tang.

Em São Paulo, encontra-se Jujubae seca nas mercearias do Bairro da Liberdade. E, em algumas épocas do ano, pode-se achar Jujubae in natura nos mesmos locais.

Metal, pulmão e picante

O elemento Metal é associado ao pulmão e ao sabor picante. É no outono, quando as folhas caem e o yin cresce.

Alimentos do Elemento Metal

Alimentos de sabor picante e natureza morna e quente têm ação purgativa, pois estimulam os intestinos e favorecem a eliminação de resíduos. São eles: noz-moscada, pimenta, cravo, alho-poró, pêssego, louro, mostarda, cardamomo, gengibre, alecrim, cominho, coentro, alho, amendoim, pistache e mel.

Mel de Abelhas

Mel de abelhas é doce e picante. Ajuda a fluidificar o muco das vias respiratórias e a
descarregar os intestinos. Recomenda-se com iogurte, porém ambos em pequena quantidade.

Pimenta do Reino

Em pouca quantidade, a pimenta do reino elimina os mucos causados pelo frio. É digestiva. Regula os órgãos digestivos abalados pelo frio, pode ser útil em caso
de doenças da pele. Entretanto, em excesso, todas as pimentas são tóxicas.

Condimentos Picantes

Condimentos picantes, como: noz-moscada, pimenta, cravo, alho-poró, louro, mostarda, cardamomo, gengibre, alecrim, cominho, coentro, alho e pistache são digestivos e tonificam o Pulmão.

Porém, em excesso são tóxicos, podendo causar problemas na pele. Também, suor em excesso causando secura no Pulmão. Lembre: um dos ditados do Pulmão é: “O Pulmão detesta secura.

Água, rins e salgado

O elemento Água é associado aos rins e ao sabor salgado.

Protetor dos neurônios

E nesta classificação encontramos a Castanha do Pará ou Castanha do Brasil, que contém fósforo e potássio, que são minerais essenciais para o coração. Os nutrientes da castanha, além de protegem os neurônios, também melhoram o funcionamento da tireoide, do sistema imunológico, pois são antioxidantes.

Menos Colesterol

Salgadas, as nozes possuem gorduras poli-insaturadas, que ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL, aumentar o HDL, portanto contribuem na manutenção dos baixos níveis de triglicérides. Portanto, as nozes, uma ou duas por dia, devem estar presentes em nosso prato. Estes benefícios, são devidos aos seus principais nutrientes: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina. Além disso, por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agente de prevenção do câncer.

Selênio

O Selênio é um mineral presente em diversos alimentos, como na carne de porco e nas castanhas, principalmente na Castanha do Pará. Entre suas funções está o combate aos radicais livres, por causa de sua ação antioxidante.

E, a falta do mineral em questão pode provocar cansaço muscular, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas e dermatites, pois pode haver excesso de radicais livres.

Cinco Sabores

Os Cinco Sabores da MTC também são importantes no tratamento da Saúde. A sua completeza na nutrição aumenta a probabilidade do consumo de todos os componentes necessários ao nosso metabolismo. Por exemplo, no livro Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo, no capítulo 56, Qibo discorre sobre Os Cinco Sabores na doença dos órgãos.

Contra indicações, segundo os Cinco Sabores

Entre as contra indicações para os males de cada órgão, encontramos:

  • fígado é proibido usar o picante
  • coração é probido usar o salgado
  • baço é proibido usar alimentos ácidos
  • rim é proibido empregar o doce
  • e em mal do pulmão, não deve-se usar o amargo

Indicações, segundo os Cinco Sabores

O Imperador Amarelo fornece recomendações de alimentos, segundo os Cinco Sabores da MTC. Entretanto, como alguns alimentos não são consumidos no Brasil, como a carne de cachorro. Então, buscamos adaptar essas recomendações aos nossos hábitos, porém, sempre estruturados em pesquisas de Universidades Brasileiras.

O Fígado é Verde

A cor do fígado é verde. E quando o Fígado está enfermo, então se recomenda o uso do arroz de forma arredondada, da carne de vaca e da Jujubae.

O Coração é Vermelho

A cor do Coração é a vermelha. Então em casos de enfermidades do coração, deve-se ingerir alimentos alimentos considerados ácidos: brotos de feijão, de bambu e vegetais verdes escuros.

O Baço é Amarelo

A cor do Baço é Amarela. Portanto, em males do Baço, recomenda-se alimentos salgados. Por exemplo: soja, carne de porco e castanhas.

O Pulmão é Branco

A cor do Pulmão é branca. Portanto, em caso de pulmão enfermo deve-se consumir alimentos amargos como o jiló, o quiabo e frutas refrescantes.

O Rim é Preto

A cor do Rim é a preta. Se o rim estiver doente, então é aconselhável ingerir alimentos picantes, como o paiço, a carne de frango e frutas cítricas de outono.

Indicações e Cinco Sabores

Atentando-se as recomendações do Imperador Amarelo e as Leis de Dominância e Geração dos Cinco Movimentos da MTC, então se observa que os alimentos proibidos são aqueles, os quais correspondem ao Avô. E, por sua vez, os alimentos recomendados são aqueles associados ao Neto.

Cinco Sabores – fontes

Princípios da Medicina Interna do Imperador Amarelo

  • Autor comprovado: Bing Wang (Dinastia Tang)
  • Tradução: José Ricardo Amaral de Souza Cruz
  • Revisor técnico: Dr. Oliver-Michel Niepceron
  • Icone Editora – 2013 – Brasil

Manual do Herói

  • Manual do Herói ou a Filosofia Chinesa na Cozinha
  • Sônia Hirsch

2 comentários

Os comentários estão encerrados.