Agende sua consulta

Retirada de Medicamento

Atualizado em: 03/02/2020
Tempo de leitura 3 minutes
SUMÁRIO

Quando um paciente chega ao acupunturista desejando a retirada de medicamento prescrito, constitui uma situação complexa, pois é repleta que questões emocionais, legais e éticas. Contudo, a parceria entre os envolvidos benefícia o paciente.

Assim, para ilustrar a situação vamos relatar um caso clínico de uma jovem senhora, que buscou um profissional de acupuntura para se mudar sua condição.

Caso Clínico

Este caso, é de uma mulher, 43 anos, mãe de dois filhos, profissional de enfermagem. Seu desejo era gradativamente proceder com a retirada de medicamento antidepressivo - Prozac. Também, usava carbonato de lítio.

Seu desejo em abandonar os remédios era porque sua condição estava piorando, pois acreditava que a solução não estava direcionada ao cerne do problema, do qual sofria desde os 16 anos.

O médico que a tratava, embora relutante tinha a intenção de colaborar no processo, assim como seu marido, que também estava disposto a participar da busca da esposa pela retirada do medicamento antidepressivo.

Primeira depressão

A primeira ocorrência de depressão maníaca foi aos 16 anos. Estas crises iniciavam com a rápida aceleração dos pensamentos, paranóia, ansiedade, inquietação e insônia.

Medicada

Medicada há quatro (4) anos, estava sem crises, embora, diariamente, sentia-se à beira de uma uma crise, que não acontecia. Mas tinha uma leve confusão mental e fadiga. Também, relatava dores atrás do olho direito com sensação de náuseas. Apresentava constipação, rigidez na musculatura de ombros e pescoço, pés frios e dificuldade na respiração, que resultavam em crise de asma.

Motivação para retirada de medicamento

A paciente estava motivada para o tratamento, pois possui uma relação familiar sólida, além de carreira promissora. Portanto, acreditava que ao se livrar das drogas, sua vida manteria a estabilidade.

Tratamento para retirada de medicamento

Para o tratamento foi proposto quatro (4) pilares: acupuntura corporal, auriculoterapia, óleos essenciais e mudança na dieta. Porém, a paciente decidiu adiar a mudança alimentar, permanecendo então, três (a) pilares de tratamento.

Por volta da terceira consulta, ela já tinha baixado as doses de Prozac e de Lítio.

Mudança na dieta

Na quinta consulta, após insistência, ela concordou em fazer uma dieta de eliminação por cinco (5) dias, que consistia:

  • retirada de todas as gorduras, óleos, proteína animal, açúcar, café e álcool
  • eliminação das frutas e suco de frutas.

O objetivo da restrição temporárias destes alimentos era identificar fatores dietéticos irritativos.

Assim, durante a retomada dos alimentos, percebeu alergia ao trigo, produtos lácteos, laticínios e açúcar.

Retirada completa do Prozac

A retirada completa do Prozac foi na quinta semana e do lítio três (3) meses, após o início do tratamento.

Quadro estável

Com o quadro estável, então, após cinco (5) meses de tratamento, as consultas foram espaçadas para uma sessão a cada duas (2) semanas. E no mês subsequente passou a vir uma vez a cada 30 dias, apenas para controlar o estresse do cotidiano.

Fonte: Retirada de Medicamento

O caso clinico apresentado está relatado na íntegra no livro Acupuntura na Prática de Hugh MasPherson e Ted J. Kaptchuk.

Bula Prozac

A bula do medicamento Prozac pode ser acessada em arquivo no formato pdf no site da Anvisa.

CRM: 56740 SP
RQE: 40624
RQE: 40625
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta
O site www.dralilian.com.br visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa durante consulta e diagnóstico adequados.
(11) 3284-1711
Rua Maestro Cardim, 354 -
Bela Vista, São Paulo - SP
Atualizado em: 03/02/2020
Copyright © 2024 Direitos reservados Dra. Lilian - Desenvolvido por SuryaMKT
magnifiercross