Acordar e Despertar os Sentidos

Acordar! Despertar os sentidos para um dia com energia e bem-estar.
acordar

Acordar e Despertar os Sentidos

Acordar com o novo dia que resplandece. E para viver essa dádiva iniciamos com o despertar dos nossos sentidos, para assim construirmos um dia com energia e bem-estar.

Órgãos dos Sentidos

  • Despertamos a audição com os sons ao nosso redor.
  • O olfato perceberá o cheiros que semeamos.
  • Olhar para todos os lados desperta a visão.
  • Com o tato faremos uma automassagem.
  • E finalmente acordaremos o paladar com o líquido de nossa preferência.

Audição

Para aqueles que costumam acordar com o despertador, possivelmente a audição é o primeiro sentido que é chamado à ação quase todos os dias. Mas respira e evita levantar correndo.

Porém podemos ser chamados por outros sons … de alguém que faz um barulho no banheiro ou na cama ou ainda da criança que solicita atenção.

E aqueles que habitam em vias ruidosas podem ser acordados pelo som do trânsito. Mas ainda tem quem acorde com o canto dos passarinhos ou do galo que canta ao alvorecer.

Entretanto qualquer que seja o chamado aos nossos ouvidos, busquemos um som ainda mais próximo: o da nossa respiração, pois inspirar e expirar nos permite perceber que estamos presentes na vida.

Já escutamos o entorno, que tal agora percebermos os cheiros que nos cercam?

Olfato

Podemos sentir o odor das essências de Lavanda ou de Eucalipto que pingamos no travesseiro para um melhor dormir. Podemos também esticar a mão e pegar na mesa de cabeceira um óleo de Menta Brasileira, pois ajuda a despertar. Considere os óleos essênciais na sua vida, pois podem ser valiosos parceiros no nosso cotidiano.

Ainda há quem sinta aquele cheiro gostoso do café recém coado, quando alguém já se adiantou na cozinha.

Bom demais! Mas que tal agora abrirmos os olhos?

Visão

Podemor amanhacer em um quarto com pouca luz, iluminado ou totalmente escuro.

Observamos então o entorno, percebemos nosso ambiente e vamos malhar.

Como malhar? Sim, pois vamos exercitar os olhos e os músculos que o acolhem com uma série de movimentos, repetindo cada um quatro (4) vezes:

  • Girar os olhos no sentido horário e depois no anti-horário.
  • Primeiramente com as pálpebras fechadas e depois com elas abertas.
  • Agora, olhar para a esquerda e para a direita.
  • Repetimos o exercício com os olhos fechados e depois abertos.
  • O próximo exercício é olhar para cima e para baixo.

Pronto! Nossos olhos estão acordados.

Acordar o Tato

Tato

O sentido do tato existe por todo o corpo, porém as mãos detêm o maior poder de percepção. Então podemos continuar a malhar, agora com exercícios de automassagem.

Começamos girando os punhos, pois estimula os Pontos Fontes: sentido horário, anti horário, depois abrir e fechar as mãos estimulando o Meridiano do Coração e em seguida espreguiçar todo o corpo … chegando aos tornozelos … pois assim a Energia aflora e flui, nos irriga e nos nutre.

E com as mãos aquecidas sentimos o peito, o abdômen e percebemos a nossa temperatura. Se alguma região estiver mais fria, com o centro da mão podemos aquecê-la.

Em seguida – com as mãos uma sobre a outra – deslizamos do centro peito até o baixo-ventre de cima para baixo uma, duas, três vezes … depois com movimentos circulares massageamos suave e confortavelmente ao redor do umbigo.

Massagear a barriga é importante, pois ativa as funções do sistema digestório.

Agora vamos nos levantar!

E ao levantar primeiramente ficamos de lado na cama para nos erguermos sem forçar a coluna vertebral.

Paladar

É a hora de saborear o líquido de nossa preferência e com a temperatura de acordo com a estação do ano que estamos vivendo.

Então, saboreie seu desejum devagar sentindo o sabor de cada alimento.

Acordar e MTC

O entremear de culturas semeia diferentes hábitos entre os povos.

Para exemplificar: após minha formação em Medicina Clássica estudei Acupuntura e agreguei conhecimentos em Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Meu exemplo ilustra esse entremear de culturas, com novos hábitos e modos de cuidar.

Assim, explicarei resumidamente alguns conceitos e termos que foram citados neste artigo, pois comumente estão ausentes do conhecimento ocidental.

Meridianos do Coração e Mestre do Coração

Como esses Meridianos têm pontos importantes localizados nas palmas das mãos, então o abrir e o fechá-las repetidamente estimulam esses pontos, que por conseguinte tonificam o Órgão Coração. E segundo a MTC uma das funções do Coração é abrigar a Mente, portanto esse exercício ajuda a acordar a nossa Mente.

Pontos Fonte

Os Pontos Fonte de Acupuntura estão localizados nos punhos e tornozelos. Assim, o movimentar de punhos e tornozelos estimulam o aflorar de nossa Energia mais profunda.

Dra. Lilian

Dra. Lilian é Médica Pediatra, Homeopata e Acupunturista. E no cotidiano pratico Meditação e Práticas Corporais Chinesas.

Sobre o autor

Maria Rita

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário