Cogumelos: benefícios, tipos e riscos

O mercado de Cogumelos cresce, pois oferece benefícios para a saúde. E também são uma opção proteica para os vegetarianos e veganos.

Todos os Cogumelos são comestíveis?

Nem todos os cogumelos são comestíveis, pois existem alguns que são venenosos, então oferecem risco para a saúde. São venenosos, pois causam doenças gastrointestinais, insuficiência hepática e renal, podendo resultar em morte.

Também há os cogumelos alucinógenos, pois provocam fraqueza muscular, agitação, aumento da frequência cardíaca e dor de cabeça.

Mas, este é um blog de saúde e bem-estar. Então, nosso objetivo é escrever sobre os benefícios e tipos de cogumelos. Pois, como adquirimos cogumelos no mercado e eles são sempre comestíveis. Portanto, ficamos despreocupados quanto aos riscos à saúde.

Mas, quem gosta de colher cogumelos no campo, precisa estudar para conhecer.

Benefícios dos Cogumelos e MTC

Os cogumelos são ricos em Potássio, que é um íon do Elemento Fogo. Então, seu consumo tonifica o Coração, que é o órgão do Elemento Fogo.

Por serem de Natureza neutra, reduzem o Yang e ajudam a reduzir o calor das carnes. Assim, com o Yang em alta, secamento dos fluídos orgânicos. Também são desintoxicantes.

Cogumelo Shitake

O Cogumelo Shitake tem movimento ascendente, segundo a Dietoterapia Chinesa. Por isso, são recomendados, quando a pessoa tende a ter o intestino solto. Por outro lado, quem tem intestino preso, deve evitar o consumo excessivo desse Cogumelo.

Antigamente, achávamos o Shitake apenas em lojas japonesas e chinesas. Entretanto, hoje, podemos comprar em grandes supermercados e em sites de produtos orgânicos.

Na sopa, desintoxica, previne arteriosclerose, neutraliza envenenamentos por peixe, ajuda a descarregar muco e gordura dos rins. Também é considerado anticancerígeno.

Cogumelo Paris

O Cogumelo Paris tem movimento descendente. Por isso, recomenda-se para quem tem constipação.

Tonifica os rins e regula a temperatura, pois sua natureza neutra equilibra a natureza morna ou quente dos peixes e das carnes. Há referência de que comer cogumelo (pouco) reduz a probabilidade de metástase.

Benefícios dos Cogumelos

Plant based

Pessoas com estilo de vida vegana os usam para substituir as carnes. Por exemplo, em massas, lasanhas, risotos, e até em pratos clássicos como strogonoff, feijoada e escondidinho. Podem ser grelhados, assados, refogados, e alguns, até crus.

Perda de peso

Os cogumelos apresentam baixo nível de calorias, como as folhas.

São ricos em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade, e nos permitem comer menos. Além de serem sem gordura alguma em sua composição. Têm baixíssimo índice de sódio e de carboidratos. Possuem também em sua composição, três vitaminas do complexo B que auxiliam na perda de peso:

  • riboflavina (vitamina B2),
  • niacina (vitamina b3) e
  • ácido pantotênico (vitamina B5).

Vitamina D

Os cogumelos têm o potencial de produzir vitamina D. São o único tipo de alimento vegetariano capaz de fazer isso. A vitamina ergosterol, presente no cogumelo, quando exposta a luz ultravioleta do sol, então converte-se em vitamina D. Pesquisas indicam que expor os cogumelos Paris ou Portobello ao sol, por pelo menos quatro (4) horas, faz com que convertam sozinhos dentro de si, o ergosterol em  vitamina D2.

Isso significa, que antes do preparo, você pode deixá-los em uma bandeja sob o sol, pois produzirão vitamina D.

Imunidade

Nosso sistema imunológico é fortalecido pelos cogumelos. Pois, são ricos em antioxidantes como o selênio. Além de possuirem fibras chamadas beta glucanos 1,3-1,6. Essas fibras melhoram nossa resistência contra infecções. Por isso são super alimentos:

  • possuem minerais essenciais, como fósforo, ferro, cobre e potássio, que participam da contração muscular e reduzem cólicas.

Além disso, os cogumelos contêm vitaminas B, C e D, que auxiliam na composição de uma pele saudável e na prevenção de doenças.

Umami e o controle do Sal

O sabor Umami é considerado um sabor novo. Diferente do ácido, amargo, doce, picante e salgado. Por isso, pode-se usar para realçar o sabor dos alimentos, reduzindo assim, o Sal de Cozinha. E, este novo sabor é atribuido aos cogumelos.

Seis (6) tipos de Cogumelos Comestíveis encontrados em São Paulo

Escolhi seis (6) tipos de cogumelos para lhes escrever. Isso porque, podemos comprar in natura em feiras livres, mercearias, supermercados ou ainda em lojas virtuais de produtos orgânicos.

cogumelos Champignon ou Paris

Champignon ou Paris

O Paris ou Champignon é chamado de cogumelo comum, pois até poucos anos era o único encontrado em natura em São Paulo. Outros eram encontrados, mas raramente.

In natura, seu sabor é diferente do cogumelo em conserva.

cogumelos Shitake

Shitake

Pelo seu sabor acentuado, o Shitake pode ser usado com tempero em pratos do cotidiano, como arroz, omeletes e em refogados.

É encontrado desidratado em lojas orientais. Após meia hora de molho na água, adquire volume, e então pode ser refogado.

cogumelos Shimeji Branco

Shimeji Branco

O Shimeji Branco é o principal cogumelo utilizado na culinária oriental.

Pode ser preparado na chapa, air fryer, frigideira bem quente, com azeite, shoyo e cebolinha. Adicione uma pitada de saquê e açúcar e descubra um novo sabor.

cogumelos Shimeji Negro

Shimeji Negro

O Shimeji Negro é da mesma família do Shimeji Branco, porém tem um sabor mais acentuado.

Vai bem em risotos, omeletes ou apenas refogado em substituição à proteína animal.

cogumelos Portobello

Portobello

O Cogumelo Portobello é da família do Champignon, porém tem um sabor mais acentuado e cor amadeirada.

Frequentemente usado em feijoadas veganas. Como os outros cogumelos, pode ser refogado, usado em risotos, além do tradicional strogonoff.

cogumelos Eryngu

Eryngui

O Cogumelo Eryngui tem textura bem densa. Pode ser fatiado. Assado ou grelhado parecem pequenos bifes.

Também pode ser desfiado cru, refogado e ser usado em receitas veganas, como tortas.

Bom apetite!

Fontes

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