Alegria e Coração

Alegria é a emoção do Coração, segundo A Bela Teoria dos Cinco Movimentos.
coração e alegria

Alegria e Coração

Alegria é a emoção do Coração segundo A Bela Teoria dos Cinco Movimentos da MTC. Rir e sorrir são propriedades de um coração energeticamente saudável.

Porém, rir descontroladamente, por exemplo, em situações de nervosismo, ansiedade, medo ou pânico; ou gargalhar escandalosamente o tempo todo, são sinais de que a pessoa precisa de equilíbrio na energia do coração. Por outro lado, quem nunca ri, aquele que retém as emoções e está sempre sisudo, quem sente o peito oprimido, também precisa de ajuda.

Portanto, excessos ou deficiências mostram que a Energia (Chi) não está circulando adequadamente. Nestes casos, é importante buscar o equilíbrio.

Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Segundo a MTC, o Coração é o Imperador, ou seja, comanda os outros órgãos e vísceras, é responsável pela circulação sanguínea e energética e controla a sudorese. Abriga a Consciência, o Espírito e a Mente. Para os chineses, coração e mente são a mesma coisa e os pensamentos são os movimentos do coração.

O Coração está ligado ao Elemento Fogo. Portanto, o calor, o suor, o verão, a cor vermelha são também seus atributos. Da mesma forma, também são seus: o movimento de expansão, a comunicação, o riso, a paixão, o amor, e enfim a alegria!

Alegria na gravidez

Alegria era o que sentia quando, além de estar grávida do meu segundo filho, iniciei a especialização em Medicina Chinesa e Acupuntura. Um estado de contentamento, satisfação e paz tomou conta de mim… Este deveria ser, sobretudo, um estado natural do ser humano, porém não é o que percebemos no dia a dia, não é mesmo?

O estresse, as pressões do dia a dia, a alimentação pouco saudável, o sedentarismo, o excesso de preocupações, a ansiedade que gera inquietação e angústia, o desequilíbrio das emoções, enfim, o nosso estilo de vida afeta o nosso coração.

Alegria e o Coração

De acordo com a MTC, cada órgão é associado a uma emoção. Assim, o Coração associa-se à Alegria.

A Alegria é o Fogo do Coração, que explode na medida certa quando há equilíbrio entre os Cinco Movimentos, gerando um estado de contentamento, gratidão, paz e felicidade. Como consequência, a Mente torna-se clara e a Consciência se faz presente.

Energia vital (Qi ou Chi)

Quando a Energia vital (Chi) flui harmoniosamente, então conseguimos prestar mais atenção e ouvir o nosso corpo. Assim, lembramos de respirar e nos acalmar toda vez que nos sentimos ansiosos, agitados, falando demais.

Da mesma forma, se a Consciência está alerta, conseguimos perceber o que nos deixa angustiados ou deprimidos; e sobretudo, tomar atitudes e encontrar soluções para melhorar a nossa vida.

Alterações energéticas do coração

É importante lembrar que pela visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), antes de adoecermos fisicamente (doenças detectadas através de exames de sangue ou de imagem), primeiro adoecemos energeticamente. Por essa razão, a MTC é chamada de Medicina Preventiva, pois consegue tratar o indivíduo antes de uma doença se manifestar.

Alguns sinais e sintomas que mostram as alterações energéticas do coração:

  • insônia, ou então, abundância de sonhos
  • palpitações (mesmo com exames cardiológicos normais)
  • mente confusa
  • agitação desordenada
  • fala em demasia
  • risos e choros sem causa
  • falta da alegria
  • perturbações mentais, demência
  • ansiedade descontrolada
  • rosto constantemente vermelho, ou ao contrário, pálido

A importância da observação

A observação é essencial para detectar em nós alterações que muitas vezes desvalorizamos. As pessoas mais próximas são as que observam e nos dão um feed back: – você anda triste ou – você está ansioso demais, etc. As alterações energéticas podem ser pontuais, ocasionais.

Porém, se essas alterações energéticas forem frequentes e persistentes, saibam que é um ótimo momento para iniciar um tratamento que traga equilíbrio na circulação do Qi.

Diagnóstico energético

Contudo, no diagnóstico, o médico precisa ter um olhar global sobre o paciente. Também é observado, o pulso, o brilho da pele, a língua, o modo de caminhar, a forma de olhar, os gostos e sabores, além de outros sentimentos que a pessoa possa apresentar, como preocupação, tristeza, medo ou até raiva.

Tratamento

O ideal seria tratar quando as manifestações estão em nível energético ou funcional, ou seja, quando ainda não existe alterações físicas do órgão, ou seja, aquelas detectadas nos exames.

Porém, mesmo que já exista a doença, existem possibilidades para ajudar o paciente.

Na MTC, para cada pessoa existe uma estratégia de tratamento: orientações, mudanças na Dieta, exercícios corporais chineses que movem o Qi, fitoterapia, massagens, Meditação e Acupuntura.

Meridianos de Acupuntura

Meridiano do Coração
Meridiano do Coração

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mapeia o corpo através dos Meridianos. Meridianos de Acupuntura são caminhos pelos quais circulam a Energia (Qi) e o Sangue. Nesses caminhos estão demarcados os Pontos de Acupuntura.

Existem 12 Meridianos Principais, que estão associados a orgãos, como o Coração e a vísceras, como o Intestino Delgado. Os órgãos são Yin e as vísceras, Yang.

Yin e Yang são um dos princípios da MTC.

Acupuntura e Alegria saudável

A Acupuntura é uma técnica da MTC usada há milênios para equilibrar e cuidar do homem, tanto sua saúde física, mental como emocional.

Assim, com a acupuntura, pode-se aproximar o indivíduo do seu equilíbrio, tal que sua Alegria seja saudável.

Por exemplo, quando o acupunturista percebe a falta de Alegria, entre as diversas possibilidades, ele pode usar o ponto C7.

Ponto Coração 7 (C7), Shenmen ou Porta da Mente

Um dos pontos que utilizamos na Acupuntura é o Coração 7, Shenmen ou Porta da Mente, que harmoniza a energia do Coração, acalma e mente, tranquiliza e reduz a ansiedade. O ponto C7 também nutre o Coração, que resulta numa Alegria harmônica.

O C7 é chamado de Porta da Mente, pois segundo a MTC, a Mente reside no Coração. Portanto, o órgão é responsável pela consciência, pensamento, afetos, memória e sono.

Um coração energeticamente saudável

Como saber se o Coração está energeticamente saudável?

É fundamental dizer que segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, TUDO está interligado, seja na Natureza ou dentro de nós.

Todos os órgãos, vísceras, enfim, TODAS as células dependem e inclusive, ajudam, umas às outras. Sendo assim, é impossível ter um Coração saudável sem que os outros órgãos estejam também saudáveis!

Entretanto, podemos dizer que:

  • quando conseguimos nos expressar e a fala é coerente
  • se a mente é clara, apesar de inúmeros pensamentos
  • quando conseguimos dormir, descansar e acordar refeitos
  • se não sentimos palpitações e falta de ar (a não ser em situações extremas)
  • quando a ansiedade é controlável
  • ao nos sentirmos gratos pelas bênçãos que recebemos diariamente, quando damos e recebemos amor e afeto

Então, o nosso Coração está muito bem e Alegre!

Ele realmente é o Imperador de todos os órgãos!

E por fim, uma dica que traz alegria

Meridiano Mestre do Coração
Mestre do Coração

Como foi dito anteriormente, os Meridianos são vias onde circulam a energia e o sangue. O Meridiano do Coração, assim como o Meridiano chamado Mestre do Coração (que tem a função de proteger o Coração), passam pela palma da nossa mão.

Existe, inclusive, um ponto de Acupuntura chamado CS8, o qual os chineses denominam de Palácio do Trabalho (fica no centro da palma da mão).

A DICA que pratico sempre que possível:

TUDO o que fizer com as mãos, permita-se colocar a Energia do seu Coração: cozinhar, lavar, arrumar, fazer uma massagem, aplicar as agulhas de acupuntura, escrever, pintar, no toque ou num afago, etc.

Provavelmente quando esta atitude se tornar um hábito, você estará mais presente em tudo que faz, a vida expande assim como a Energia do Coração, e o amor, a alegria, e sobretudo, o contentamento estarão naturalmente presentes em sua vida!

like do facebook Dra Lilian

Sobre o autor

Lilian Kiyomura

COMENTÁRIOS (6)

  • Oi William! Que bom que pude ajudar. A Yoga do Riso é fantástica, desobstrui e faz fluir qualquer energia estagnada! Abraço

  • Grato de coração pelos esclarecimentos.
    Me ajudarão muito no trabalho que farei com Yoga do Riso.

  • Olá,Rui
    Muito obrigada, de coração!
    Abraço
    Lilian

  • Sintético e esclarecedor . Parabéns . Saudações Taoístas. RuiYang

  • Obrigada Erica! Muita alegria no seu coração!

  • Excelente artigo.