Leite Vegetal

O Leite Vegetal vem ganhando o consumidor, pois sua produção degrada menos o ambiente, quando comparada ao leite animal. Também é benéfico principalmente para pessoas que apresentam sintomas de intolerância à lactose. Mas afinal, o que é Leite Vegetal?

O que é Leite Vegetal?

Leite Vegetal é uma bebida fabricada a partir de plantas e a base de água.

Seu consumo tem aumentado entre pessoas que adotam uma alimentação sem carne, como os vegetarianistas restritos.

Vegetarianista restrito

O vegetarianista restrito ou vegano é o indivíduo que tem em seu prato apenas nutrientes de origem vegetal. Portanto, em sua mesa não haverá nem carne, laticínios, ovos e nem mel de abelhas.

Porque tomar Leite Vegetal?

Pessoas optam pelo Leite Vegetal por ser considerado mais saudável que o leite animal. Também, porque a sua produção degrada menos o meio ambiente. Porém, como a produção é ainda em baixa escala, seu preço é maior que o tradicional Leite de Vaca.

Fatores que definem o consumo

Os fatores considerados na escolha do leite são: benefícios para a saúde, meio ambiente e preço.

Saudável

Leites Vegetais são considerados saudáveis, pois estão fora de sua composição a lactose e o colesterol. Quanto aos nutrientes presentes na bebida, dependerá do vegetal usado na sua produção: amendoas, soja coco, arroz, etc..

Meio Ambiente

Em se tratando de meio ambiente, há três (3) fatores preponderantes que são avaliados na produção dos diversos leites: emissão de gases estufa, uso da terra e uso da água.

Ou seja, o fator consumo de água para produzir um litro de leite vegetal varia, de leite para para leite. Porém, é sempre menor que a água necessária à produção de um litro de leite de vaca.

Por exemplo, para produzir um litro de leite de vaca, gasta-se 600 litros de água. Para um litro de leite de arroz, é gasto 350 litros de água. E apenas 25 litros de água são suficientes para se produzir um litro de leite de soja. Esses valores são aproximados.

O gráfico a seguir, da BBC Brasil fornece uma ideia dos consumos de água e terra, e da produção de gases estufa na produção de 200 ml de leite.

Preço dos leites

Embora os leites vegetais apresentem vantagens ambientais sobre o leite de vaca, seus preços no Brasil ainda são mais altos, que um litro de leite de vaca.

Por exemplo, um litro de leite de amêndoas gira em torno de quatro vezes mais que um litro de leite de vaca. Ou seja, com o mesmo dinheiro compramos um litro de leite de amêndoas ou quatro litros de leite de vaca.

Porém, os valores variam bastante de leite para leite, assim como entre os supermercados, portanto vale uma pesquisa na hora da compra. Considerando este fator, pessoas têm fabricado leite vegetal em suas casas.

Leite de Soja

De soja saborizado, é o leite mais comum no mercado, com preços que se aproximam ao do leite de vaca. E, segundo o gráfico da BBC Brasil, é um dos que menos degradam o meio ambiente.

Nutrientes e sabores do leite

É importante observar que o sentido original da palavra leite remete ao produto esbranquiçado expelido de glândulas das fêmeas de mamíferos, com o objetivo de alimentar o filhote.

Entretanto, diante de uma língua viva, as palavras ganham novos sentidos e abarcam novas características ao significado original. Neste contexto, os leites vegetais para serem leites exigem a adição de alguns nutrientes, como a vitamina B12, ausente nos vegetais.

Portanto, ao optar por um leite vegetal, ou busque um especialista ou faça um estudo meticuloso.

Hipertensos

Por exemplo, o leite de amêndoas pode conter 50% mais de sódio, se comparado ao leite de vaca. Portanto, atenção aos rótulos, senhores hipertensos.

Diabéticos

O leite de amêdoas, sem açúcares não contém glicose. Porém, leites saborizados de soja são ricos em glicose. Portanto, escolha seu leite com atenção.

Intolerância à lactose

Os leites vegetais não contêm lactose, portanto são indicados para aqueles com intolerância à lactose. Mas cuidado com corantes, que são adicionados em alguns produtos.

Leite vegetal – informação nutricional

Se você tem restrições alimentares, sugiro que leia com atenção a informação nutricional no rótulo de cada leite. Pois assim, estará apto a escolher o melhor para a sua saúde. Caso não deseje fazer este estudo, consulte um profissional da saúde.

Leite Materno

O Leite Materno é o mais indicado para o seu bebê, pois a natureza o fez perfeito. Portanto, qualquer alteração na alimentação da criança deverá ser orientada por um profissional qualificado, seja o pediatra ou alguém experiente da sua confiança.

Leite Vegetal Faz bem a saúde?

Sim, Leite Vegetal faz bem a Saúde. Pois, não contém colesterol e lactose, nem outras proteínas do leite, que podem causar alergias.

like do facebook Dra Lilian