Inverno - tempo de recolhimento para renascer. Assim, todas as estações do ano influenciam diretamente a vida de todos os seres. É o despertar da primavera, o crescer do verão, o reproduzir do outono e finalmente, o morrer para reviver do inverno.
Coronavírus e Inverno
Ainda falta um pouco mais de um mês para o inverno chegar. Então por que falar dele? Sim, estamos a falar desta estação de morrer para reviver, pois quando em isolamento social morremos para o mundo, para depois renascermos transformados.
Estamos como uma crisálida, numa metamorfose, que nos prepara para o voo.
Portanto este outono que se encapuza de inverno pede que nos cuidemos como se inverno verdadeiramente fora.
Tempo de recolhimento
Inverno é tempo de recolhimento. Quando há uma desaceleração natural para todos os seres vivos na tentativa de poupar energia. Em locais onde o inverno é bem marcante, observamos que a terra descansa e nada produz, a água se solidifica em gelo ou neve, os animais se abrigam e hibernam, a semente dentro da terra aguarda o momento certo para despertar.
As árvores que perderam suas folhas no outono, entram em repouso e se preparam para gerar flores e frutos na primavera.
Como somos natureza, então o inverno ocorre também dentro de nós.
Sentimos necessidade de nos agasalhar e nos aquecer, de nos recolher e nos aquietar.
O nosso metabolismo fica mais lento e o nosso nível de energia mais baixo.
A medicina chinesa e o inverno
Segundo o Imperador Amarelo - livro de medicina chinesa: “No Inverno, as pessoas devem deitar cedo e levantar tarde, esperar que o sol nasça. Devem reprimir e ocultar seus desejos, como se não tivessem nenhum objetivo interior, como se estivessem em tudo satisfeitas.”.
Ainda, de acordo com a medicina chinesa e a Lei dos 5 movimentos, o inverno corresponde ao elemento água e está relacionado com os rins e a bexiga, ambos sensíveis ao frio. Os rins são o armazém da nossa energia e do fogo energético que serve de combustível para a vida e influencia a nossa longevidade.
Cuidados no inverno
Assim, nos meses de inverno alguns cuidados são importantes para a manutenção e o fortalecimento da nossa saúde. E estas recomendações também são pertinentes para este momento de isolamento social.
Manter o corpo aquecido
Manter o corpo aquecido, é importante especialmente, nas extremidades (mãos e pés), cabeça, região do pescoço e área dos rins.
Um costume oriental, que aprendi com minha avó e minha mãe, é usar sempre uma camiseta sem mangas por baixo da roupa como se fosse uma segunda pele, para aquecer a barriga. Pois de três a quatro dedos abaixo do umbigo fica um centro de energia importante, que é chamado hara pelos japoneses e dantien pelos chineses. É o ponto VC4 da acupuntura chamado de Residência do Qi Primordial.
Aprendi também com elas que antes de sentar em lugares frios como bancos de cimento, devemos colocar um jornal, um lenço ou um paninho, para evitar que a friagem penetre pela coluna e provoque dores no corpo.
Vento, ar úmido e frio
É importante se proteger do vento e de inalações profundas de ar úmido e frio, que podem levar a friagem para dentro, ocasionando doenças respiratórias, principalmente em bebês e crianças pequenas, idosos e todos que estão com a imunidade baixa, ou ainda, que estão muito cansados e estressados.
Portanto, nestes dias nebulosos devemos acrescentar o uso de máscaras de tecido, pois além de nos proteger do frio, também dificultam a penetração de invasores como os vírus.
Comidas e bebidas frias ou geladas
Tentar evitar bebidas e comidas muito frias ou geladas, no máximo na temperatura ambiente, pois o gasto de energia para as aquecer dentro de nós é grande, afinal, no nosso interior tudo é quentinho. Portanto, o ideal seria consumir tudo em temperatura morna ou quente. Os chás são muito bem-vindos.
Alimentos refogados, cozidos, grelhados ou assados
Preferir alimentos refogados, cozidos no vapor, grelhados ou assados, pois armazenam calor.
Sopas e caldos
Caldos e sopas devem ser cozidos por muito tempo, até que os legumes e cereais se desmanchem. Pois assim agregam uma cremosidade que, só de olhar, já conforta e aquece.
Raizes
Raizes como cenoura, nabo, bardana, assim como o inhame, fortalecem a energia dos rins. Também, feijões, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de girassol, abóbora, gergelim e algas são bem vindos no inverno. Assim, pode somar gengibre, canela e cravo, pois têm efeito termogênico.
Vegetais crus
Evitar frutas, saladas e vegetais crus, principalmente a noite, assim como alimentos tirados imediatamente da geladeira, mesmo que já cozidos.
Pés aquecidos
Manter os pés aquecidos, pois nutre o Qi dos rins. Se forem difíceis de esquentar, que tal fazer imersão dos pés em água quente antes de ir para cama?
Exercícios físicos leves
Exercícios físicos leves, caminhar, correr ou andar de bicicleta ajudam a mover o Qi e evita a estagnação de energia. Contudo, é importante lembrar de se agasalhar bem. Também, em dias de frio intenso ou vento evitar de fazer exercícios ao ar livre.
O sol no inverno
Sempre que possível, aproveitar para tomar sol no inverno. Observe, que os animais naturalmente sabem como viver bem e de acordo com a natureza. Por exemplo, os cachorros lá da casa da minha mãe, ficam deitados, esparramados ao sol pela manhã, vitamina D ali, é abundante. Quando vai anoitecendo, se deitam somente se forem colocados os tapetinhos. Chão frio, nem pensar.
Atividades e recolhimento
Atividades que trazem recolhimento e nos deixam quietos, podem nos ajudar a ouvir com sinceridade o que o nosso coração pede.
Assim, os sonhos que acalentamos, os projetos que estão adormecidos e até desacreditados, podem ser nutridos, silenciosamente, pelo nosso querer e vontade durante o inverno. Com a chegada da primavera, podem começar a desabrochar, ganhar corpo, como as flores, as árvores e os animais.
Afinal, segundo a filosofia chinesa, somos todos filhos do céu e da terra, alimentados pelo ar, pelos nutrientes que nascem do solo, e temperados com o metal da natureza. Portanto, sofremos a influência do clima e das estações. Assim, quando vivemos de acordo com a natureza, nada nos falta, tudo nos conduz a uma vida plena.