O Sol e o Homem

Sol, Astro Rei, Estrela de Quinta Grandeza, que fornece energia para a Fotossíntese, é Calor. Seus raios nos fazem produzir Vitamina D e Alegria.

Ciência e Sol

Pelo que a ciência conhece, a vida na Terra seria impossível sem a Luz do Sol. Pois, seus raios produzem a energia que permite a fotossíntese.

Fotossíntese é a reação química que acontece nas plantas verdes e que transforma dióxido de carbono em matéria orgânica para nos nutrir.

Considerado uma estrela de quinta grandeza, ou seja, não está entre as maiores do universo. Porém, para o Homem tal como é concebido, o Sol é único.

Pois, somos um complexo de reações químicas, para as quais acontecer precisamos nos alimentar, respirar e tomar Sol. E é sob o Sol, que metabolizarmos vitamina D.

Vitamina D

A vitamina D na realidade é um hormônio, embora continue, pela tradição, chamada de vitamina. Dentre as suas funções, facilita a absorção do cálcio, necessário para a saúde dos ossos. Por isso, os médicos sempre orientam: tome um pouco de Sol.

Embora seja encontrada em alimentos, como peixes gordurosos e fígado bovino, a nossa principal fonte de vitamina D é a Luz Solar.

Estudos recentes demonstram que a falta de Vilamina D aumenta em 75% a probabilidade da pessoa desenvolver depressão, principalmente em idosos. Portanto, já existe a oferta de Vitamina D em cápsulas. Antigamente, tomávamos Óleo de Fígado de Bacalhau. Quem lembra?

Astrologia

Para ciência dos gregos antigos, a Astrologia,, o Sol é do elemento Fogo regente do signo de Leão e da Casa 5. Entre suas características, o poder, a vaidade, a dominação, o gosto pelo conforto e amante apaixonado. Mas também grande protetor que busca garantir a existência dos que o cercam.

A MTC e o Movimento Fogo

O Movimento Fogo rege o Coração, o sabor Amargo e a cor Vermelha. O Coração, que rege a circulação do sangue pelo nosso corpo garantindo a Vida como o Sol, também sustenta a Vida no planeta.

Os meridianos do Elemento Fogo da MTC – Coração, Pericárdio, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor – circulam, protegem, absorvem e aquecem a energia do Homem.

Sol

Assim, pode-se observar que tanto Chineses como Gregos, atribuiram às características do Elemento Fogo, as mesmas do Astro Rei: poder, nutrição proteção, vermelho, vida e principalmente Alegria.

Revisão: Dra. Lilian Kiyomura Arakawa

like do facebook Dra Lilian