O que é Moxabustão

Moxabustão é uma das terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que visa equilibrar o indivíduo para a promoção da saúde. Também chamada de Moxaterapia, é um dos Pilares da MTC.

A Moxaterapia consiste em aquecer Pontos de Acupuntura para tonificar e estimular a circulação da Energia Qi. Esse aquecimento é com a queima de ervas, normalmente a Artemísia.

Artemísia

As primeiras citações sobre a Artemísia surgiram no primeiro período de 1027 a.C. e 772 a.C. na China.

O princípio da Moxa é tratar com aquecimento. Entretanto, a Artemísia é bactericida e fungicida. Conheci um acupunturista, que sempre que um cliente apresentava odor forte nos pés, ele fazia moxa nos pés para ajudar a eliminar os odores e os micro-organismos.

Entretanto, além do calor, a Artemísia libera um cheiro característico, que pode ser amado por alguns. Mas há também quem desgoste. Contudo seu cheiro é terapêutico, pois acalma, relaxa, combate o estresse e a ansiedade.

Tipos de Moxabustão

Basicamente, as moxas são de Artemísia ou de carvão.

Porém, há vários formatos. Em bastão, em cones, cigarretes, adesivas e lã de moxa. Todas têm a mesma finalidade: promover equilíbrio e saúde por meio do calor. A seguir, as formas mais comuns de moxabustão.

moxabustão em bastao de artemisia

Bastão de Artemísia

O tipo mais comum é o bastão de Artemísia. O bastão com a ponta em brasa é colocado perto do ponto que se deseja tonificar. Pode-se também, aquecer a agulha, que está inserida no corpo das pessoas.

moxabustão de carvão

Bastão de Carvão

Quando o terapeuta e/ou o cliente prefere um produto inodoro, há no mercado os bastões de carbono. Que é uma barra de carvão. Neste caso, o benefício terapêutico é o aquecimento da região, que estimula a circulação da Energia Qi ao longo dos Meridianos de Acupuntura.

moxabustão em cones

Cone de Artemisia

Embora pouco usado no Brasil, existem pequenos cones de artemísia, que são queimados diretamente jundo à pele, deixando-a marcada. Seu uso é mais comum nas regiões gélidas do Norte da China.

Conheci um senhor, nascido na Coreia, que queimava semanalmente esses cones dois centímetros acima do joelho. Existiam marcas dessa queima, mas ele dizia que a dor no joelho sumia totalmente. Ele é acupunturista e só usa essa técnica com seus conterrâneos porque:

“O brasileiro não aguenta a dor.”

Para que serve a Moxabustão

A função da moxa é promover saúde usando-se o calor. Entretanto, o benefício que ela promove, depende do Ponto de Acupuntura aquecido.

Dor nas Costas

Por exemplo, quando temos dores nas costas, ao longo da coluna vertebral, aquecemos os pontos Huato Jiaji próximos a dor. O calor tonificará a região e dissipará essa dor.

Ponto BP10

O décimo ponto do Meridiano do Baço – BP10 – fica na parte medial da perna, logo acima do joelho. Entre suas funções, citamos:

  • Regula o fluxo de Qi, removendo a estase.
  • Esfria o Sangue.
  • Harmoniza o Qi do Baço.
  • Elimina Vento.
  • Regula a Menstruação.
  • Fortalece o Yin Qi.

Lembra do senhor acupunturista nascido na Coreia que citei no início deste artigo? Pois bem, este é um dos pontos, que ele queima para cessar a dor na articulação do joelho. Este efeito está relacionado às funções: remoção de estase do sangue, eliminar o Vento e fortalecer o Yin Qi.

Como utilizar os bastões de Moxa

Este questionamento é comum na Internet, à medida que pessoas buscam se automedicar. Entretanto, como os pontos do corpo têm funções inimagináveis para o leigo em MTC.

Por isso, sugiro que evite a auto aplicação, se desconhecer Medicina Chinesa. Portanto, procure um profissional qualificado ou faça um curso de MTC, Acupuntura, Massagem Oriental ou de Moxabustão. Tenho certeza, que terá a alegria de grandes descobertas.

No consultório, o Médico Acupunturista usa a Moxa adicionalmente durante uma sessão de Acupuntura.

Na China seu uso é mais frequente em regiões frias e aqui no Brasil, o usamos mais em dias frios que em quentes.

Onde comprar Moxabustão

Encontra-se cones, bastões, e lã de moxabustão facilmente em lojas de produtos para acupunturistas ou na Internet.

Contra indicações da Moxaterapia

A Moxaterapia deve ser evitada em casos de doenças febris, Yin Vazio, desnutrição, se há subida de Yang do Fígado, se a pessoa acabou de comer demais ou se está alcoolizada.

Fontes:

Deixar uma resposta