A Papa de Arroz é uma das receitas da Dietoterapia Chinesa, técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Dietoterapia Chinesa busca equilibrar as energias existentes no indivíduo através da alimentação. O equilíbrio das energias Yin e Yang restabelecem a saúde como um todo, não só fisicamente, mas também emocional e mentalmente.
Papa de Arroz
E como o arroz é a base da alimentação oriental, então ele é usado para tudo. Inclusive como medicamento. E junto com outros alimentos, é adjuvante no tratamento de doenças.
Existem receitas que passam através de gerações, e lá em casa não foi diferente. Minha avó . ensinou para minha mãe , e ela fazia a Papa de arroz sempre quando alguém adoecia.
Quando ficamos doentes, um sintoma comum é a perda do apetite. Assim o corpo usa a energia para combater o causador da enfermidade ao invés de usá-la na digestão.
Febre, diarréia, cansaço, esgotamento, tristezas... lá ia minha mãe cozinhar o arroz somente com água. Ela ficava mexendo o arroz na panela, em movimentos circulares, atenta para não derramar com a fervura e colocando o melhor dos temperos - a oração de mãe, que não falha nunca.
Uma parte de arroz branco cateto (pode ser integral) e cinco partes de água. Quando a água começava a secar, ela acrescentava mais um pouco, até o arroz ficar muito molinho como um creme. Demorava no mínimo uma hora e meia... adicionava um pouquinho de sal ou shoyu e algumas folhinhas de artemisia ou cebolinha.
Então, mesmo sem apetite, o corpo aceitava aquele alimento, que era levinho, cheiroso, quentinho... altamente energético, sem sobrecarregar de modo algum o estômago e intestinos sensíveis. Alimento para o corpo e alma.
Do ponto de vista da dietoterapia chinesa, um caldo que é cozido durante muito tempo armazena todo o calor que lhe foi transmitido durante o cozimento, contendo, portanto, muita energia Yang.
A seguir, vamos ver a receita da Papa de Arroz de Sonia Hirsch, em seu livro Manual do Herói. Sonia é uma escritora que admiro muito e recomendo seus livros maravilhosos cheios de sabedoria.
Receita da "Mágica Papa de Arroz" de Sonia Hirsch
A Papa de Arroz pode ser grossa ou rala, cremosa ou cheia de caldo: ela faz bem de todas as formas. O importante, é que seja de arroz cozido de quatro a seis horas em fogo muito baixo e panela grossa tampada.
- Uma (1) parte de arroz,
- seis (6) partes de água ou mais.
É um dos alimentos mais medicinais de que se tem notícia.
De facílima digestão e assimilação. Fortalece a Energia Qi e o sangue. Harmoniza o Meridiano Triplo Aquecedor e ajuda na eliminação de toxinas através da urina.
Contra indicação da Papa de Arroz
Sua única contra-indicação é para pessoas que estejam urinando demais, ou seja, mais de três ou quatro vezes por dia e uma vez à noite. Nestes casos, a papa de arroz por ser diurética, piora o quadro da pessoa.
Doze (12) alimentos
As possibilidades medicinais são infinitas por causa das combinações possíveis. A seguir 12 exemplos de alimentos para se adicionar à Papa de Arroz.
Feijão Verde: Moyashi
Com feijão verde -Moyashi, refresca, baixa a febre, sendo indicada contra o fogo do verão.
Inhame
Com inhame é nutritiva e tonificante.
Rabanete
Com rabanete é digestiva, por isso refresca os órgãos durante a digestão.
Cenoura
Com cenoura ajuda a reduzir a disenteria crônica e indigestão, evita gases e acalma a tosse.
Gengibre Seco
Com gengibre seco, a para de arroz é indicada contra deficiência de energia com sintomas de frio no aparelho digestivo como diarréia, anorexia, vômito e indigestão.
Funcho
Com funcho ajuda a eliminar gases.
Aipo
Com Aipo refresca e desintoxica.
Cebolinha Verde
A Papa de Arroz com cebolinha verde aquece e tonifica. Excelente para tratar diarréia crônica.
Parte Branca do Alho-poró
Com a parte branca do alho-poró reduz a diarréia fria dos idosos.
Fígado
Com fígado trata deficiências dos órgãos fígado e dos rins, tonificando-os. Acrescentar no preparo só uma pitadinha de sal.
Papa de Arroz com Rim
Para de arroz com rins é um tônico geral para o corpo todo, mas especialmente dos rins. Útil em casos de impotência, espermatorréia, ejaculação precoce; também contra lumbago e joelhos fracos. Acrescentar no preparo só uma pitadinha de sal.
Ainda no Livro "Manual do Herói" vemos que
Buda fazia com Leite e Mel
Buda preparava Papa de Arroz com Leite e Mel . E comia dizendo que ela dava dez coisas:
- vida,
- beleza,
- facilidade,
- força,
- bexiga limpa,
- boa digestão,
- fim da fome,
- fim da sede
- eliminação dos gases, e ainda
- bênçãos do Céu.
Bob Flaws
Bob Flaws, estudioso de MTC, adiciona a sua papa de arroz para seu café da manhã:
- tâmaras vermelhas,
- gengibre fresco em fatias e
- mel.
Tâmaras, pois são sedativas, e acalmam o espírito", além de fortalecerem a digestão.
Gengibre faz circular a energia e o sangue, reforça o yang e aquece a região média do tronco.
Mel nutre o coração, acalma o espírito e lubrifica os intestinos.
Às vezes, acrescentar nozes é bom para tonificar o yang do rim e nutrir o cérebro. E castanhas para tonificar o yin do rim e fortalecer a essência vital.
Para se comer a papa no café manhã, pode-se deixar cozinhando durante a noite, em fogo bem baixinho, sobre uma chapa.
Papa de Arroz na minha Vida
Compartilho com vocês a mensagem de áudio que mandei para uma amiga, que me perguntou sobre a Papa de Arroz.