A Papa de Arroz é uma das receitas da Dietoterapia Chinesa, técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Dietoterapia Chinesa busca equilibrar as energias existentes no indivíduo através da alimentação. O equilíbrio das energias Yin e Yang restabelecem a saúde como um todo, não só fisicamente, mas também emocional e mentalmente.

Papa de Arroz

E como o arroz é a base da alimentação oriental, então ele é usado para tudo. Inclusive como medicamento. E junto com outros alimentos, é adjuvante no tratamento de doenças.

Existem receitas que passam através de gerações, e lá em casa não foi diferente. Minha avó . ensinou para minha mãe , e ela fazia a Papa de arroz sempre quando alguém adoecia.

Quando ficamos doentes, um sintoma comum é a perda do apetite. Assim o corpo usa a energia para combater o causador da enfermidade ao invés de usá-la na digestão.

Febre, diarréia, cansaço, esgotamento, tristezas… lá ia minha mãe cozinhar o arroz somente com água. Ela ficava mexendo o arroz na panela, em movimentos circulares, atenta para não derramar com a fervura e colocando o melhor dos temperos – a oração de mãe, que não falha nunca.

Uma parte de arroz branco cateto (pode ser integral) e cinco partes de água. Quando a água começava a secar, ela acrescentava mais um pouco, até o arroz ficar muito molinho como um creme. Demorava no mínimo uma hora e meia… adicionava um pouquinho de sal ou shoyu e algumas folhinhas de artemisia ou cebolinha.

Então, mesmo sem apetite, o corpo aceitava aquele alimento, que era levinho, cheiroso, quentinho… altamente energético, sem sobrecarregar de modo algum o estômago e intestinos sensíveis. Alimento para o corpo e alma.

Do ponto de vista da dietoterapia chinesa, um caldo que é cozido durante muito tempo armazena todo o calor que lhe foi transmitido durante o cozimento, contendo, portanto, muita energia Yang.

A seguir, vamos ver a receita da Papa de Arroz de Sonia Hirsch, em seu livro Manual do Herói. Sonia é uma escritora que admiro muito e recomendo seus livros maravilhosos cheios de sabedoria.

Receita da “Mágica Papa de Arroz” de Sonia Hirsch

A Papa de Arroz pode ser grossa ou rala, cremosa ou cheia de caldo: ela faz bem de todas as formas. O importante, é que seja de arroz cozido de quatro a seis horas em fogo muito baixo e panela grossa tampada.

  • Uma (1) parte de arroz,
  • seis (6) partes de água ou mais.

É um dos alimentos mais medicinais de que se tem notícia.

De facílima digestão e assimilação. Fortalece a Energia Qi e o sangue. Harmoniza o Meridiano Triplo Aquecedor e ajuda na eliminação de toxinas através da urina.

Contra indicação da Papa de Arroz

Sua única contra-indicação é para pessoas que estejam urinando demais, ou seja, mais de três ou quatro vezes por dia e uma vez à noite. Nestes casos, a papa de arroz por ser diurética, piora o quadro da pessoa.

Doze (12) alimentos

As possibilidades medicinais são infinitas por causa das combinações possíveis. A seguir 12 exemplos de alimentos para se adicionar à Papa de Arroz.

Feijão Verde: Moyashi

Com feijão verde -Moyashi, refresca, baixa a febre, sendo indicada contra o fogo do verão.

Inhame

Com inhame é nutritiva e tonificante.

Rabanete

Com rabanete é digestiva, por isso refresca os órgãos durante a digestão.

Cenoura

Com cenoura ajuda a reduzir a disenteria crônica e indigestão, evita gases e acalma a tosse.

Gengibre Seco

Com gengibre seco, a para de arroz é indicada contra deficiência de energia com sintomas de frio no aparelho digestivo como diarréia, anorexia, vômito e indigestão.

Funcho

Com funcho ajuda a eliminar gases.

Aipo

Com Aipo refresca e desintoxica.

Cebolinha Verde

A Papa de Arroz com cebolinha verde aquece e tonifica. Excelente para tratar diarréia crônica.

Parte Branca do Alho-poró

Com a parte branca do alho-poró reduz a diarréia fria dos idosos.

Fígado

Com fígado trata deficiências dos órgãos fígado e dos rins, tonificando-os. Acrescentar no preparo só uma pitadinha de sal.

Papa de Arroz com Rim

Para de arroz com rins é um tônico geral para o corpo todo, mas especialmente dos rins. Útil em casos de impotência, espermatorréia, ejaculação precoce; também contra lumbago e joelhos fracos. Acrescentar no preparo só uma pitadinha de sal.

Ainda no Livro “Manual do Herói” vemos que

Buda fazia com Leite e Mel

Buda preparava Papa de Arroz com Leite e Mel . E comia dizendo que ela dava dez coisas:

  1. vida,
  2. beleza,
  3. facilidade,
  4. força,
  5. bexiga limpa,
  6. boa digestão,
  7. fim da fome,
  8. fim da sede
  9. eliminação dos gases, e ainda
  10. bênçãos do Céu.

Bob Flaws

Bob Flaws, estudioso de MTC, adiciona a sua papa de arroz para seu café da manhã:

  • tâmaras vermelhas,
  • gengibre fresco em fatias e
  • mel.

Tâmaras, pois são sedativas, e acalmam o espírito”, além de fortalecerem a digestão.

Gengibre faz circular a energia e o sangue, reforça o yang e aquece a região média do tronco.

Mel nutre o coração, acalma o espírito e lubrifica os intestinos.

Às vezes, acrescentar nozes é bom para tonificar o yang do rim e nutrir o cérebro. E castanhas para tonificar o yin do rim e fortalecer a essência vital.

Para se comer a papa no café manhã, pode-se deixar cozinhando durante a noite, em fogo bem baixinho, sobre uma chapa.

Papa de Arroz na minha Vida

Compartilho com vocês a mensagem de áudio que mandei para uma amiga, que me perguntou sobre a Papa de Arroz.

Papa de Arroz

Deixar uma resposta