“...Yin e Yang são os princípios que norteiam todas as coisas.” *
Os chineses há mais de três mil anos, com seu espírito de observação, nomearam os fenômenos da natureza em yin e yang.
Yin e yang representam a terra e o céu, a lua e o sol, o escuro e o claro, o vazio e o cheio, a água e o fogo, a quietude e o movimento, o frio e o calor, a matéria e a energia, a mulher e o homem.
Esses princípios podem parecer, à primeira vista, forças opostas; mas quando observamos melhor concluímos que são complementares e inseparáveis, um existe devido a existência do outro. Portanto, nada é yin ou yang o tempo todo. Quando um atinge sua expressão máxima, então se transforma no outro.
Ciclo diário
Ao meio dia, com o sol a pino, dizemos que o yang é máximo. Entretanto, a partir das 12h01 o yin vai entrando vagarosamente no yang, atingindo à meia noite, escuridão total ( o yin máximo). Às 0h01, com os raios de sol vindos do oriente, o yang inicia sua entrada silenciosa no yin e a noite, portanto, vai se transformando em um novo dia.
Infinitos ciclos
Ciclos contínuos do universo...
As ondas do mar atingem uma altura máxima para então despencar; um dia de calor intenso seguido de uma chuva refrescante; as estações do ano que se repetem, uma após a outra...
Assim, como na natureza, o homem também apresenta infinitos ciclos, que são princípios Taoístas da Milenar Alquimia Interna Chinesa.
Yin Yang em nós
Estes movimentos acontecem na nossa vida e também dentro de nós:
- o encher e o esvaziar do coração e dos pulmões;
- movimento de subida e de descida do diafragma;
- uma febre que atinge o máximo para então o corpo começar a transpirar e se refrescar;
- o dormir e o despertar;
- o trabalho e o descanso.
Mulher e Homen
Os princípios, entretanto, são relativos.
A mulher (yin) pode ter características yang: falar alto, ser extrovertida, calorenta, preferir sair a ficar em casa.
O homem (yang) pode ter características yin: falar baixo e devagar, gostar de ficar quieto em casa, ser tímido, friorento.
Na realidade, todos somos lua e sol, calor e frio, alegre e triste, ao mesmo tempo, Portanto, o importante é perceber quando um se sobressai excessivamente ao outro.
Excesso de agitação, pede quietude
Uma pessoa muito agitada precisa, então, ter momentos de quietude. Quem trabalha exaustivamente necessita, portanto, de um descanso maior. Entretanto, se uma pessoa está muito parada beneficia-se do movimento; se está triste e deprimida, então requer acolhimento e companhia; se a alegria é tanta que transborda precisa, enfim, de recolhimento.
Busca do equilíbrio
Através da auto-observação e consciência, conseguimos agir no sentido de retornar sempre ao equilíbrio. E assim, temos nas mãos as rédeas da nossa preciosa saúde!
A acupuntura sempre trabalhando a partir dos princípios Yin Yang e uma forte aliada na construção do equilíbrio do indivíduo.
Saiba mais sobre Yin e Yang
Psique e Medicina Tradicional Chinesa de Helena Campiglia
Manual do Herói –de Sonia Hirsch
*Nei jing- Su Wen – um dos livros mais antigos da medicina tradicional chinesa - capítulo 5 das Questões Simples