Sabores da Infância

Que sabores faz você lembrar da sua infância?
sabores da infancia

Sabores da Infância

Que sabores faz você lembrar da sua infância?

Pergunta simples, mas eu não sabia responder. Rastreei minha memória e achei algumas delícias que há tempos não saboreava. O assunto permaneceu em looping no meu cérebro, pois eu nunca me fizera tal pergunta.

Pensando bem, entre as lembranças … e os sabores: chimia de ovos, pão caseiro, bananas, caquis, araçás, goiabas e ingás do quintal da minha casa.

Comida da vizinha

Devolvi a pergunta para minha querida amiga, que cutucara o fundo das minhas reminiscências. E você, qual o sabor que lembra da sua infância?

Para minha surpresa, a lembrança dela era do cheiro da comida da casa da vizinha.

Dra. Lilian conta…

Dra. Lilian conta que quando era pequena brincava na casa da vizinha. Quando a dona Maria, mãe da amiguinha, começava a fazer o almoço, o cheiro de alho frito do arroz, chegava até a varanda onde as duas brincavam. O cheirinho entrava pelo nariz e impregnava sua imaginação e sua alma. Vale lembrar que na sua casa, só se comia arroz branco, sem tempero algum, como era o costume japonês. Ela nunca provou do arroz da dona Maria. Até tentou algumas vezes depois de adulta. Porém, ao reencontrar sua amiga de infância, soube que a dona Maria, sua mãe, estava acamada e muito doente.

Até hoje dra. Lilian adora o arroz temperado, mas nem todos trazem o cheirinho daquele da dona Maria.

Chimia de ovos

Por longo tempo, achei que chimia de ovos fosse apenas um nome regional da minha infância, pois não achei ninguém que conhecesse. E uma vez que preparei, feliz e empolgada para fazer um agrado, escutei: – mas é só ovo doce? Nunca mais ofereci para ninguém, mas às vezes faço chimia para mim.

Mas agora, neste escrever, resolvi pesquisar no Google … ora vejam, que surpresa … chimia de ovos existe para além da minha imaginação. São muitas receitas, parecidas, mas vou deixar a minha.

Receita de chimia de ovos

Entre os ingredientes: 1 ovo, 3 colheres rasas de açúcar e um pouquinho de óleo.

Bate-se o açúcar, o ovo e o óleo em um copo para desmanchar a clara. Depois, coloca-se tudo em uma pequena frigideira e fica mexendo, quando começar a descolar do fundo … é só saborear. Mas cuidado para não queimar a língua!

Sabores do Pão Caseiro

Pão Caseiro hoje é o centro das atenções em uma reunião entre amigos na capital paulista. Mas, seus sabores na minha infância eram diferentes, pois o pão caseiro fazia parte do cotidiano. Eu nem notava. Pão de padaria é que era luxo, mas nunca tinha.

Pão caseiro? Sim. Pois se comia chimia sobre o pão como se fosse uma geléia. Todos nós queríamos raspar a frigideira com restos de chimia, que era a estrela do lanche. Mas, vá com parcimônia, pois é bastante calórica … mas criança que vive correndo não se preocupa com isso.

Sabores das Frutas no quintal

No quintal de casa havia pés de bananas, caquis, araçás, goiabas e ingás. Bananas e goiabas tinham o ano inteiro, mas as outras frutas só em períodos específicos. Com exceção do ingá, hoje achamos no comércio todas essas frutas, mas seus sabores são diferentes, falta a energia da Infância.

Sabores e lembranças

Doces e lindas lembranças, vivas. Visitei, quando adulta, a terra da minha infância. Ela continua lá, moderna, mas com doces industrializados. Achei uma farinha de mandioca igualzinha a da infância, que é produzida em um engenho pequeno … mas desta o mercado não vende, é apenas para os conhecidos.

E o meu quintal? Também está lá, mas as árvores foram substituídas … acho que por umas vinte casas.

Mais sabores

Embora a modernidade tenha nos subtraido alguns sabores da infância, a migração de povos e a ciência nos ofertaram mais sabores e conhecimento.

O oriente nos presenteou a Medicina Tradicional Chinesa com seus Cinco Elementos.

E a ciência fundamenta os milenares conhecimentos da alimentação sem carne.

like do facebook Dra Lilian

Sobre o autor

Maria Rita

COMENTÁRIOS (2)

  • Janete Djassi

    Dra. Lilian !!!
    Que artigo maravilhoso!!!
    Quantas lembranças foram resgatadas… Inclusive ada Chimia de ovos … Que mamãe chamava de “ovos caramelizados” uma delícia!!!
    E, em tempos de quarentena…
    Você me deu uma boa idéia…
    Lançar um desafio , no Facebook, pedindo que contem uma lembrança “de sabor” de infância.
    Serão momentos de prazer!!!

    Dra, minha gratidão!!
    Bjokas
    Janete

    • Lilian Kiyomura

      Que bacana Janete, fico feliz pela sua inspiração e pelo desafio que vai lançar no Face.
      Um abraço parecido com algum que vc recebia e adorava na sua infância.

Deixe um comentário