Som da Voz: Grito, Riso, Canto, Choro e Gemido

O médico que pratica a MTC inicia a anamnese ao olhar e escutar o paciente, logo no primeiro contato.
Som da Voz

Som da Voz: Grito, Riso, Canto, Choro e Gemido

Som da Voz – existe um para cada um dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) têm um Som: Grito, Riso, Canto, Choro e Gemido.

Som da Voz, Médico e MTC

O médico que pratica a MTC inicia a anamnese ao olhar e escutar o paciente, logo no primeiro contato. Pois o falar, o andar e a aparência são indícios de como a pessoa está, permitindo um tratamento que transcende a queixa do paciente.

As Teorias dos Cinco Movimentos e Zang Fu – pilares da MTC – associam Elementos com órgãos, emoções, cores, sabores, etc.. Mas neste artigo vamos ver como a pessoa se expressa pelo Som, suas relações com os Elementos e sugestões.

Som da voz e Cinco Elementos

  • Gritar – Madeira – Fígado
  • Rir – Fogo – Coração
  • Cantar – Terra – Baço/Pâncreas
  • Chorar – Metal – Pulmão
  • Gemer – Água – Rim

Elemento Madeira – Fígado e o Gritar

O Fígado é órgão do Elemento Madeira e o seu Som é o Grito. Uma pessoa com desarmonia do Fígado, e especialmente um Excesso, frequentemente falará em voz alta, quase gritando.

A raiva é a emoção do Fígado, por isso as pessoas gritam quando estão com raiva.

Elemento Fogo – Coração e o Rir

O som do Fogo é o Riso e é relacionado ao Coração. Essa relação manifesta-se de dois modos principais.

Alguns pacientes intercalam a fala durante a consulta com gargalhadas curtas. Isso indica, na maioria das vezes uma desarmonia do Coração, que pode ser de natureza de Deficiência, por exemplo, deficiência do Qi do Coração.

Pode ser também excesso, por exemplo, Fogo do Coração. As pessoas que riem ou gargalham em qualquer situação podem sofrer, em particular, de Fogo do Coração.

Elemento Terra – Baço e o Cantar

O som do Elemento Terra, ligado ao Baço é o Cantar, por isso um tom cantado da voz é característico de uma pessoa com deficiência constitucional do Baço.

Esse canto relacionado ao Baço pode também ser observado nas pessoas que têm o hábito de “zumbir” uma melodia – frequentemente irreconhecível – enquanto realizam suas atividades diárias.

Elemento Metal – Pulmão e o Choro

Chorar ou lamentar são sons do Pulmão, relacionado ao Elemento Metal.

Por isso uma pessoa que tem deficiência do Pulmão tende a falar com um tom choroso, como se estivesse a ponto de começar a chorar. Assim o próprio ato de se lamentar e chorar são os sons relacionados ao Pulmão, uma vez que ele é afetado por tristeza e aflição.

Elemento Água – Rim e o Gemido

Gemer, Som da Água, ligado ao Rim, gemido esse, que é baixo, profundo, um tanto áspero e rouco.

Som e Cinco (5) Dicas

Estas dicas são para você aplicar em uma situação passageira. Pois se desconfiar que é um estado frequente, então procure um profissional da Saúde para garantir seu bem-estar.

Falar Gritando

Som Ponto F2 - Fígado

Quando perceber ou outrem reclamar que está gritando, então pare e respire. Procure tomar consciência de sua alteração. Auto massageie o Ponto F2 do Meridiano do Fígado, cuja posição está na imagem próxima. Aperte e solte … aperte e solte … até sentir que seu tom de voz normalizou.

Risadas Altas

O Rir alto é natural das pessoas com desarmonia no Coração.

Contudo exercícios que equilibram o Coração são indicados para todos. Mas quem apresenta desarmonias deve os praticar umas nove (9) vezes por dia. Parece exagero, mas são fáceis.

Ponto Palácio do Trabalho – CS8

Abrir e fechar as mãos seis (6) vezes, nove (9) vezes ao dia. Pois assim estimulamos o Ponto Palácio do Trabalho – CS8 – que está descrito no artigo O que Diz a Sua Mão.

Falar Cantando

Se percebermos que estamos com um cantar ou zunir no nosso falar, podemos então apresentar alguma disfunção no Baço-pâncreas. E nestes casos, podemos massagear o Ponto BP6 do Meridiano do Baço-pâncreas.

Cruzamento do Três Canais Yin – BP6

Localize o ponto segundo a imagem próxima, toque-o e faça movimentos circulares num diâmetro de dois (2) centímetros. Sem apertar demais, pois é um ponto dolorido.

Ponto VC17

Falar Chorando

Falar Chorando, Lamentar ou Chorar com frequência significa tristeza, que está relacionada ao Pulmão.

Para estes casos, massageie o Ponto VC17 do Meridiano Vaso Concepção.

Algumas pessoas ficam bastante sensibilizadas, quando este ponto é tocado, portanto se você é uma delas, então aperte e solte levemente e repetidamente até diminuir a sensação de tristeza.

Som de Gemido

O Gemer, a voz que vai sumindo quase apagando está relacionado ao Rim. Neste caso, sem exitar procure um Médico Acupunturista, pois sua energia está enfraquecendo.

Ainda assim poderá fazer uma massagem no Ponto R1, mas apenas como paliativo, pois precisará ser tratado, seja com chás, medicamentos homeopáticos, meditação ou alopáticos, caso seja esta sua linha de cuidado.

Sobre o autor

Maria Rita

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário