Agende sua consulta

Viajar pelo Mundo

Atualizado em: 20/12/2023
Tempo de leitura 4 minutes
SUMÁRIO

Viajar é algo que traz aprendizadso. Sozinha, acompanhada, perto, longe, muito longe...

No viajar, nossa mente se abre para o Mundo!

Acredito, que o mais importante é trazer dentro do coração todas as sensações, imagens, cores e sabores apreendidos na viagem para usá-los como inspiração no nosso dia a dia.

Deixo aqui um texto feito pela minha amiga querida Maria Rita, que adora viajar e contar estórias (e eu adoro ouvi-las). Simples e ao mesmo tempo, muito chique, ela fala de lembranças da infância, sensações, viagens e estórias, muitas estórias.

Viajar pelo Mundo - por Maria Rita Hurpia

Viajar pelo Mundo pode ser por perto. Já conhece o bairro vizinho? A cidade que fica logo ali? Viajar significa mostrar novos caminhos para o cérebro, a fim de mantê-lo ativo e retardar o envelhecimento.

Férias

Antigamente viajar nas férias era difícil, pois nem todos tinham carro. Avião era caro e não havia tantos ônibus. Mas lembro com alegria de umas férias longínquas ... perdidas no passado, mas presentes no coração.

Prof. Dalvina

Prof. Dalvina, a dona Dalvina reuniu a garotada e organizou um passeio para o Balneário de Camboriú. Eu ignorava que era uma praia famosa. Era pouco distante de casa ... mas naquela época parecia longe.

D. Dalvina era nossa vizinha, professora da escola, depois diretora e hoje, nos seus mais de 90 anos é escritora e uma simpatia.

Véspera

Lembro, que na véspera dormi pouco ... acho que sim ... sonhando com o passeio ... ou dormi bastante?!?!?!

Balneário de Camboriú

A imagem permanece... aquela imensa baía podia ser vista de ponta a ponta, ainda bem que a respiração é involuntária, pois senão eu esqueceria de respirar. E assim, com a alegria infantil brincamos o dia todo na areia e na água e quase no final da tarde ela conseguiu que visitássemos o Hotel Marambaia. Um prédio redondo, que nem sei se ainda existe. Era de uma arquitetura esplendorosa, como eu jamais vira.

Foi só um dia, mas inapagável da memória e do coração.

E casou

Vou contar uma história que é de outra pessoa, mas é linda e vou contar.

Era uma vez uma linda jovem, arquiteta, que resolver passar o Carnaval em Salvador. Não iria pular, seu objetivo era apreciar a beleza da capital baiana, a arquitetura, a alegria daquela gente e também, saborear a culinária.

Nesses passeios, conheceu um italiano ... e assim, começaram a se corresponder, ele veio ao Brasil conhecer a família dela, casaram e até onde conheço da história foram felizes para sempre.

Viajar pode dar em casamento.

Viajar hoje

Mas, hoje os tempos são outros, viajar é mais fácil. Pois há excursões, agências de turismo, sites para compras de passagens e reserva de hotéis. Ainda dá para parcelar, além de podermos ler a opinião de outros viajantes sobre locais e hotéis.

Pompéia

Amo viajar e lembrar de viagens afloram emoções ... alegria, saudade, lembranças mil ... Pompéia foi destruída no século I, depois de Cristo, por larvas do vulcão Vesúvio, que atingiram 700 graus.

Na Itália é difícil escolher onde passear, mas fomos à Pompéia em uma tarde chuvosa.

No bar

Saímos de Nápoles de trem, no caminho era possível observar o majestoso Vesúvio e assim, chegamos na parte moderna de Pompéia. Era começo de tarde, e como no parque arqueológico não tem cantinas, então fomos lanchar primeiro. Foi uma boa resolução, pois conversando com o pessoal do bar e colhemos dicas preciosas.

Na agência

Assim, com um vendedor que já nos rodeava desde a descida do trem, fomos a uma agência.

E lá, compramos o bilhete de ingresso no parque, o transporte até o portão de entrada e alugamos um aparelho que parecia um celular tijolão antigo.

Tijolão tradutor

Pensamos se valeria a pena ... 15 euros e dois tijolões custariam um total de 18 euros. Será? Mas, foi uma das melhores aquisições. Pois, já na Pompéia antiga, digitávamos o número da quadra e o número da casa e vinha a história do local. Também discorria sobre os hábitos pompeenses, como cozinhavam, como dormiam, etc. Uma boa aula de história.

Pompéia e as emoções

A cidade de Pompéia é composta por quarteirões de casas de pedra, ginásios de esportes e teatros circulares. Imaginar que aquele povo foi petrificado por lavas incandescentes, causa emoção, respeito e admiração.

Assim, passeamos nos escondendo da chuva, um pouco em silêncio, são quadras e quadras e exige preparo físico. Quase no final do passeio, um lindo jardim e uma casa protegida com vidros, onde permanecem corpos petrificados há quase 2.000 anos.

Saímos do sítio arqueológico, já sem chuva, em silêncio e saboreamos um dos melhores cafés da Itália.

Uma dica da Dra Lilian

Algo que tento fazer em cada viagem é aprender uma receita local que provei e adorei. Assim, toda vez que repito a receita em casa, mantenho vivo os momentos que vivi.

Isto é o que aconteceu quando comi pela primeira vez um cuscuz de tapioca nas praias de Trancoso, na Bahia. Uma delícia para quem gosta de coco! É incrível, mas toda vez que como o bendito cuscuz, lembro-me das belezas das praias, do mar, do céu azul, das pessoas, da pousada, das casinhas coloridas, e das noites no Quadrado.

Viajar

Viajar, normalmente promove Bem Estar, novos conhecimentos e novos sabores, enriquece a Mente e retarda o envelhecimento.

like do facebook Dra Lilian
CRM: 56740 SP
RQE: 40624
RQE: 40625
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta
O site www.dralilian.com.br visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa durante consulta e diagnóstico adequados.
(11) 3284-1711
Rua Maestro Cardim, 354 -
Bela Vista, São Paulo - SP
Atualizado em: 20/12/2023
Copyright © 2024 Direitos reservados Dra. Lilian - Desenvolvido por SuryaMKT
magnifiercross