Mente e Bem-estar

O estado de nossa Mente define se sentimos Bem-estar, Ansiedade, Paz, Alegria ou Tristeza.
mente e bem estar

Mente e Bem-estar

O estado de nossa Mente define se sentimos Bem-estar, Ansiedade, Paz, Alegria, Tristeza, dentre outras sensações.

Portanto, na busca de uma vida harmoniosa e equilibrada precisamos cuidar de nossa Mente.

O que é Mente?

Mente é um estado de consciência que nos permite pensar, sentir, ter idéias. Enfim, seu sentido é amplo e assume diferentes significados, conforme o conhecimento de quem a expressa.

Como cuidar da Mente?

Podemos cuidar da Mente primeiramente observando nossos pensamentos. Algo que pode nos ajudar é a prática da Meditação.

A mente se beneficia ao consumirmos alimentos saudáveis, ao fazermos atividades físicas e lazeres que nos promovam alegria. Entretanto esta lista é pequena. Poderíamos escrever páginas a fio sobre os fatores que contribuem para beneficiar a Mente. Porém, vamos tratar de alguns descuidados, que adoecem nossa Mente.

Ansiedade

Ansiedade, a quase eterna ansiedade que acomete os moradores de pequenas e grandes cidades. Quase eterna ansiedade, porque seu quadro é comum, entretanto, temos artifícios para diminuir essa emoção, deixando-a em um nível de normalidade, evitando assim, o estresse.

A ansiedade é uma reação comum do ser humano em algumas situações. Por exemplo, diante de um perigo iminente, o corpo desencadeia uma série de reacões neurofisiológicas que nos permite correr ou lutar. Então, se um cachorro bravo ou um carro em alta velocidade se aproxima, podemos e devemos fugir.

Entretanto, o perigo de um assalto a cada esquina, nos leva a um estado de atenção permanente, que consome nossa Energia Qi. Assim, esse estado de tensão passa a ser prejudicial ao nosso Corpo e Mente.

Terapias Complementares

Contudo, uma cidade como São Paulo, além dos perigos, também oferece uma vasta gama de oportunidades de cuidados para conosco. Entre elas, as Terapias Complementares, dentre as quais podemos citar a Acupuntura, Reflexologia, Watsu, Auriculoterapia, Homeopatia, Massagem, Meditação, o Sorrir, além de práticas como a Yoga, Lian Gong, etc.

Mente Saudável

Portanto, na busca da Mente Saudável para a conquista do Bem-estar, um dos fatores mais importantes é o nosso Livre Arbítrio ou seja, as nossas decisões.

Podemos escolher entre um hamburguer gorduroso e uma refeição mais completa e equilibrada. Também podemos ficar sentados a frente da TV ou movimentar a nossa energia através de uma caminhada, prática de Yoga ou Lian Gong, etc. Escolhemos apreciar um belo arbusto que floresce no cimento ou nos irritarmos com a rua movimentada, cheia de carros.

Enfim, se mantermos uma vida menos agitada, um coração mais pacífico, um ar de esperança e um sorriso no rosto, com certeza, é sinal de que fizemos uma boa escolha!

like do facebook Dra Lilian

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário