Agende sua consulta

Flores na minha vida

Atualizado em: 20/12/2023
Tempo de leitura 4 minutes
SUMÁRIO

Flores colorem a minha vida, ouço seu bom dia ao levantar, alegram os olhos e o coração, além de despertarem recordações.

Lavanda - a minha flor preferida

Há muitos anos, uma paciente me presenteou com um maço de lavandas vindas da França. Por serem lindas, lilases, cor que adoro e incrivelmente perfumadas, então me conquistaram imediatamente e se tornaram, portanto, a minha flor preferida. A partir daquele momento, comecei a cultivar um sonho - visitar os campos de lavanda na França.

Flores na sala

Acordar e olhar uma flor, seja em nosso jardim ou num vazinho no canto da sala da nossa casa, faz brotar um sorriso no nosso imo para o dia começar mais bonito. E sinto, em pensamento que elas me dizem Bom Dia.

Minha casa é florida

E hoje na minha casa ... no jardim e na sala ... tenho o colorido das flores. São rosas - flor predileta da minha mãe, orquídeas, etc ...etc ... Lilian aqui você escreve.

Flor de Maracujá

O pé de maracujá cresce em ramos e forma um lindo carramachão, abundante em folhas, que nos oferece uma sombra espessa.

Sua flor é medicinal, pois ajuda a tratar o nervosismo, stress e ansiedade. Na homeopatia temos a Passiflora incarnata, um antispasmódico indicado para insônia nervosa, asma, dentição com espasmos, etc.

Com a flor podemos fazer um saboroso chá, e de sua polpa fazemos sorvetes, sobremesas e sucos deliciosos, que enriquecem o cardápio e mantêm os efeitos terapêuticos. Entretanto, se decidir em fazer um chá, busque por um produto, cuja procedência seja indicada para o consumo.

Mas por que falei sobre a flor de maracujá? Apenas porque gosto dela ... é uma as rainhas do meu coração.

Flores de Calêndula

A Calêndula é uma flor que pode permear o imaginário infantil. Aqueles que viveram no interior e tiveram a alegria de a ver em muitas cores, podem nem lembrar o nome, mas lembram da beleza do seu colorido.

Porém, as mães que têm aqueles rebentos arteiros, que vivem a arranhar os joelhos, conhecem a pomada feita de calêndula, que nós - médicos homeopatas - costumamos receitar.

Com o chá de calêndula morno e algodão essas mães lavam o machucado. E depois passam a pomada nas arranhaduras e machucados.

Calêndula na Medicina

Mas a Calêndula não está apenas na sabedoria das mães, ela está também no Guia de Medicina de Nilo Cairo, pois os sabonetes, cremes e tinturas de Calêndula são indicado para: escoriações, cortes, lacerações, estomatites com ou sem pus, feridas crônicas, fístulas, lavagem da vulva e ânus. Também é usada por médicos para ensaboar as mãos após lidar com doentes, pois são bactericidas.

Por que lembrei da Calêndula? Porque sou mãe, pediatra e homeopata.

flores de ipê

Minha cidade é florida

Ipês coloridos

Quem vive na capital paulista com certeza já apreciou a beleza das ruas coloridas pelos Ipês, pois eles iluminam nossos olhos: roxo, amarelo, branco e rosa. Eles costumam florir em meses diferentes:

  • junho e julho: ipê-roxo
  • julho e agosto: ipê-amarelo
  • fim de agosto: ipê-rosa
  • setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Porém, nem sempre as floradas dos ipês respeitam essas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

Ipês na rua

O Ipê é plantado nas calçadas urbanas, pois suas raizes crescem para baixo e assim não quebram as estruturas de cimento a sua volta. Oi seja, os Ipês embelezam sem quebrar.

Por que lembrei dos Ipês? Porque eles também me cumprimentam ... e sorriem me desejando um bom dia.

Mel das abelhas

As flores permitem a expansão da vida, pois é ela o órgão reprodutor das plantas, é nelas que estão os gametas, que são dispersados e que se reencontram, com a ajuda dos aliados da natureza: os agentes polinizadores.

E por que lembrei do mel? Recapitulando: sou mãe, pediatra e homeopata e o Apis mellifica é um medicamento da homeopatia.

Abelhas e flores

E entre esses agentes, não podemos deixar de citar a abelha, a qual de flor em flor, recolhe o polém e o própolis para o Nosso Mel de Cada Dia.

E com seus leves toques em cada explendor colorido promove a união entre as partes feminina e masculina da flor, permitindo assim o início da formação do fruto.

Variabilidade e Evolução

Abelha na flor de Calêndula

As abelhas, nesse andar saltitante com as asas, também promovem a união entre as partes feminina e masculina de diferentes flores, contribuindo assim para o aumento da variabilidade ganética, um dos fatores responsáveis pela evolução.

Flores - berços da vida

Portanto, as flores são berços da vida. Assim como nós, no nosso labutar diário, somos o berço do que desejamos construir nos em cada.

E por que flores? Porque são como nós mães, o berço da vida.

like do facebook Dra Lilian
CRM: 56740 SP
RQE: 40624
RQE: 40625
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta
O site www.dralilian.com.br visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa durante consulta e diagnóstico adequados.
(11) 3284-1711
Rua Maestro Cardim, 354 -
Bela Vista, São Paulo - SP
Atualizado em: 20/12/2023
Copyright © 2024 Direitos reservados Dra. Lilian - Desenvolvido por SuryaMKT
magnifiercross