Vento Perverso, Vírus e Bactérias

O Vento Perverso na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a invasão de fatores patogênicos climáticos externos no corpo, que promovem infecções respiratórias agudas.

A MTC desconhecia vírus e bactérias, então, essas doenças eram atribuídas ao Vento Perverso.

Medicina Ocidental

A Medicina Ocidental reconhece que doenças agudas das vias respiratórias decorrem de agentes patogênicos. Pois eles invadem nosso corpo normalmente pelo ar que respiramos.

Vídeo sobre Vento Perverso

Vento na Medicina Oriental

Esse desconhecimento de micro agentes, mas com o Saber que o Vento podia promover desequilíbrio. Então, a Medicina Chinesa Antiga nos legou procedimentos que continuam efetivos nestes dias de Pandemia.

Com o olhar holístico, o indivíduo em equilíbrio e com o Qi do corpo fortalecido são soberanos para vencer o Vento Perverso ou Vento Frio. Principalmente no Inverno.

Assim, num paralelo, a mídia divulga que pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas ou com doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes são mais suscetíveis aos malefícios do Covid-19 (Coronavírus).

Essas pessoas, sob o olhar da MTC têm deficiência de Qi. Por isso seus corpos podem ter combate ineficiente contra os agentes patógenos.

Entretanto, este quadro está mudando à medida que a vacinação ocorre. Como os idosos foram os primeiros a ser vacinados, hoje a Covid-19 está com prevalência mais alta em pessoas mais jovens. Portanto, se você tem mais de 60 anos e por alguma razão, deixou de se vacinar, sugiro que procure um posto para receber a sua vacina.

Deficiência de Qi foi discutida no artigo Cansaço da Dra. Lilian.

Vento Perverso e Calor

O Vento Perverso ou Frio provoca Calor. Neste contexto, a palavra Calor pode ser entendida como Febre.

Assim, a MTC parte do princípio que o fortalecer e o equilibrar o indivíduo permitem que o Corpo fique mais preparado para combater o invasor. Sejam eles vírus ou bactérias. Isso porque o novo Coronavírus consegue se propagar com muita eficiência.

O sistema imunológico é denominado na MTC pelas expressões Qi Defensivo ou Wei Qi.

Vacina

A MTC também está de acordo com o princípio da vacina, que é infectar indivíduos sadios com cepas enfraquecidas do patógeno. Pois assim, o corpo produzirá anticorpos, que impedirão a instalação da doença.

Para o Covid-19, as pesquisas estão sendo realizadas, e já existe a vacina para o vírus em questão. Entretanto, é previsto que apenas no final de 2022, toda a população brasileira esteja vacinada. Portanto, segundo os órgãos de saúde, a melhor defesa, ainda é o isolamento social e os cuidados com a higiene.

Portanto, se chegou a hora da sua vacina, sem hesitação, proteja-se. E também use máscaras, mesmo vacinado.

Orientações

A Dra. Lilian recomenda que todos sigamos as orientações do Ministério da Saúde: higienização das mãos, além de permanecer em casa o quanto possível, pois é tempo de recolhimento.

Liberação das Máscaras

Os órgãos públicos estão liberando o uso de máscaras, pois o número diário de mortes está diminuindo.

Diminuindo: entretanto, esse número é muito maior que zero. Na atualização deste artigo, gira em torno de 200 por dia. Ainda é muito grande. E a morte causa dor nas famílias. Então, continue se protegendo.

Deixemos o Vento Perverso fora da Nossa Casa

Porém, quando necessário o contato com o meio exterior, use máscara. E na volta devemos higienizar o corpo, roupas, sapatos e utensílios, assim que chegarmos em casa. Pois assim, minimizamos a probabilidade de contaminação e evitamos que o manto da tristeza cubra o nosso lar. E ao sairmos, devemos evitar aglomerações.

Mantenha-se fortalecido

Pois tais comportamentos contribuem para o equilíbrio da Energia Qi e fortalecimento do seu Wei Qi.

E, mesmo com seu metabolismo fortalecido, siga as recomendações médicas.

like do facebook Dra Lilian

Um comentário

Os comentários estão encerrados.