Vento Perverso, Vírus e Bactérias

Ouça seu corpo, sinta alegria no coração, faça exercícios e se alimente bem, para o equilíbrio da Energia Qi e fortalecimento do seu Wei Qi.
Vento Virus

Vento Perverso, Vírus e Bactérias

Vento Perverso na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a invasão de fatores patogênicos climáticos externos no corpo, que promovem infecções respiratórias agudas. A MTC desconhecia vírus e bactérias, então, essas doenças eram atribuídas ao Vento Perverso.

Medicina Ocidental

A Medicina Ocidental reconhece que doenças agudas das vias respiratórias decorrem de agentes patógenos, que invadem nosso corpo, normalmente pelo ar que respiramos.

Vento na Medicina Oriental

Esse desconhecer de micro agentes, mas com o Saber que o Vento podia promover desequilíbrio, a Medicina Chinesa Antiga nos legou procedimentos que continuam efetivos nestes dias de Pandemia.

O olhar holístico, o indivíduo em equilíbrio, o Qi do corpo fortalecido são soberamos para vencer o Vento Perverso ou Vento Frio.

Assim, num paralelo, a mídia divulga que pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas ou com doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes são mais suscetíveis aos malefícios do Covid-19 (Coronavírus).

Essas pessoas, sob o olhar da MTC têm deficiência de Qi, por isso seus corpos podem ter combate ineficiente contra os agentes patógenos.

Deficiência de Qi foi discutido no artigo Cansaço da Dra. Lilian.

Vento Perverso e Calor

O Vento Perverso ou Frio provoca Calor. Neste contexo, a palavra Calor pode ser entendida como Febre.

Assim, a MTC parte do princípio que o fortalecer e o equilibrar o indivíduo permitem que o Corpo fique mais preparado para combater o invasor – sejam vírus ou bactérias, porque o novo Coronavírus consegue se propagar com muita eficiência.

O sistema imunológico é denominado na MTC pelas expressões Qi Defensivo ou Wei Qi.

Vacina

A MTC também está de acordo com o princípio da vacina, que é infectar indivíduos sadios com cepas enfraquecidas do patógeno, para que o corpo produza anticorpos, que impedirão a instalação da doença.

Para o Covid-19, as pesquisas estão sendo realizadas, portanto ainda não existe a vacina para o vírus em questão. Assim, segundo os órgãos de saúde a melhor defesa é o isolamento social e os cuidados com a higiene.

Orientações

Dra. Lilian recomenda que todos sigamos as orientações do Ministério da Saúde: higienização das mãos, além de permanecer em casa o quanto possível, pois é tempo de recolhimento.

Porém, quando necessário o contato com o meio exterior, na volta devemos higienizar o corpo, roupas, sapatos e utensílios, assim que chegarmos em casa, para evitarmos a contaminação. E ao sairmos, devemos evitar aglomerações.

Ouça seu corpo, sinta alegria no coração, faça exercícios, durma bem e sempre tenha uma alimentação saudável, pois tais comportamentos contribuem para o equilíbrio da Energia Qi e fortalecimento do seu Wei Qi.

E, mesmo com seu metabolismo fortalecido, siga as recomendações médicas.

like do facebook Dra Lilian

Lilian Kiyomura