Agende sua consulta

Chi Kung

Atualizado em: 08/01/2024
Tempo de leitura 6 minutes
SUMÁRIO

Chi Kung (Qi Gong) é uma prática milenar chinesa, que tem como objetivo conservar uma mente sadia, promover saúde e longevidade. Assim, com a prática regular, harmonizamos a nossa circulação energética e fortalecemos o nosso corpo físico.

Como se pratica?

Sua prática é feita através de movimentos conscientes do corpo, da respiração e da intenção da mente na circulação das energias do céu e da terra. Pois, com essa circulação de energias é que se equilibra o corpo para uma melhor saúde.

Benefícios do Chi Kung

  • Promover saúde, vitalidade e autoconhecimento.
  • Integrar o corpo com a mente e o espírito.
  • Auxiliar na regulação do tônus corporal.
  • Desbloquear tensões acumuladas
  • Eliminar estagnações de Qi e de Sangue.
  • Nutrir os órgãos e as vísceras.
  • Fortalecer o sistema imunológico.
  • Exercitar uma respiração ampla e profunda.
  • Harmonizar as emoções e a mente.

Chi Kung Terapêutico

Há também o Chi Kung Terapêutico. Esta qualificação é importante, pois habilita o terapeuta a equilibrar a circulação energética de seus pacientes.

Primeiramente, o terapeuta precisa ser praticante. E em seguida, ele deve concluir formações avançadas, que o preparam para usar o Chi Kung em outras pessoas com o objetivo de promoção de saúde.

Chi Kung e Massoterapia

Além dos benefícios citados, sua prática também beneficia todos que têm uma carga fisicamente pesada de trabalho. Por exemplo, o massoterapeuta.

Enquanto aplica uma massagem, parece usar apenas as mãos. Entretanto, as pernas e o tronco, acompanham as mãos numa performance rítmica. Pois são movimentos harmônicos que fazem as energias do terapeuta e do cliente circularem equilibradamente.

Como resultado, o trabalho pesado do massoterapeuta, torna-se uma ferramenta de equilíbrio. Ou seja, embora fazer muitas massagens seja cansativo , se forem feitas sob o ritmo do Chi Kung, o cansaço torna-se revigorante.

Entretanto, é importante saber que o massoterapeuta, via de regra, em sua formação recebe aulas de Chi Kung ou Lian Gong. Pois assim, é habilitado a promover saúde no cliente e em si.

Cursos de Chi Kung

A técnica migrou para o Brasil por diversos caminhos, assim como por praticantes de diferentes regiões da China. Por isso, podemos encontrar mais de uma estrutura de curso. Mas com certeza, todas fundamentadas nos princípios taoístas.

Minha professora Maria Lucia Lee

A professora Maria Lucia Lee, pesquisadora das artes corporais terapeuticas da MTC, trouxe o Lian Gong para o Brasil em 1987. Foi com ela e também com o professor Jaime Kuk (que cito abaixo) que fiz a minha formação em Práticas Corporais Chinesas.

Acompanho as aulas da professora há muitos anos. Para mim são sempre fontes de inspiração na minha prática médica diária, no cuidado comigo e com os meus pacientes.

Ela desenvolveu uma versão própria do QI Gong dos Meridianos. Prática que recomendo, principalmente, para aqueles que estão estudando a Medicina Tradicional Chinesa. Assim, através dos exercícios, aprofundamos o conhecimento dos trajetos dos Meridianos.

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Você pode aprender Chi Kung na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental. Exemplos de cursos oferecidos:

  • Formação em Chi Kung - e aperfeiçoamentos nas modalidades - Chi Kung e Baduanjin em Sistema de Imersão - formação completa em sete (7) dias.
  • Curso de Chi Kung em quatro (4) meses de duração, com uma hora de aula por semana.

Chi Kung com Jaime Kuk

Jaime Kuk é Biólogo formado pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Desde 1990 trabalha no ensino de Práticas Corporais Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e de Tai Ji Quan estilo Yang e estilo Chen. Objetiva sempre fins terapêuticos.

Ele ministra cursos de formação, supervisão, aulas regulares e palestras de técnicas de exercícios terapêuticos chineses em todo o Brasil.

Além dos cursos, ele pratica em parques e espaços da capital paulista. Você pode saber sobre seus cursos e atividades em seus canais:

Medical Qigong College em Haidian University

O Chi Kung Terapêutico é praticado e ensinado pelo Dr. Jorge Eiji Sato, médico acupunturista e ortopedista, juntamente com sua equipe.

Pois, ele trouxe para o Brasil os cursos de Chi Kung estruturados no currículo estabelecido pelo Medical Qigong College em Haidian University. Essa estrutura, ainda hoje é usada clinicamente na Xi Yuan Medical Qigong Hospital em Beijing, China.

Todo o material de ensino foi compilado pelo Prof Jerry Alan Johnson, do International Institute of Medical Qigong. E hoje é utilizado em São Paulo.

Por que aprender?

Você pode ter dois olhares no aprendizado:

  • praticar com o objetivo de autocuidado.
  • E, após se tornar praticante, então desenvolver conhecimento para cuidar do próximo.

Chi Kung Praticante

O módulo Chi Kung Praticante é composta por uma série de exercícios para:

  • fortalecer nosso corpo e sistema imunológico,
  • regular os órgãos internos, o sistema nervoso e os hormônios,
  • aliviar dores, pois desbloqueia a energia estagnada,
  • regular e aliviar emoções fortemente instaladas e
  • estresse.
Chi kung

Com a prática, nós nos tonificamos, purgamos e regulamos nossos órgãos internos e canais de energia. Portanto o primeiro módulo da prática é para toda e qualquer pessoa, que queira se preservar.

Chi Kung Medicinal

No módulo Chi Kung Medicinal, nós nos preparamos para cuidar do próximo.

É aplicado com a força da nossa mente. Pois, quando movimentamos a Energia Qi pelo nosso corpo, nós nos tornamos um canal para que a Energia do Universo chegue até quem está sendo tratado. Neste módulo é estudado:

  • Desbloqueio emocional com Meditação
  • Meditações para treinamento da concentração mental
  • Despertar o Verdadeiro Eu Meditando
  • Meditação para a prática clínica
  • Exercícios para Projeção de Qi
  • Introdução ao Diagnóstico Energético
  • Introdução à clínica de Qigong Medicinal

O Medical Qigong College oferece mais níveis de Chi Kung, como por exemplo: mestrado e doutorado.

Chi Kung em São Paulo

Sua prática é ensinada em alguns cursos de massoterapia para ajudar o profissional a fazer massagens seguidas. Pois assim, reduz a fadiga e preserva a sua energia saudável, como já citado. Algumas escolas de massoterapia ensinam o Lian Kung, prática semelhante.

Se desejar tomar contato com exercícios orientais, então vá a praças e parques, onde são praticados livrementes.

Você encontra o curso em São Paulo na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental. E, também, na Clínica Sato de Acupuntura, localizada no Bairro da Saúde em São Paulo.

História do Chi Kung

Sua história se entremeia com a história da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Por séculos foi passada oralmente até que os textos fossem compilados.

  • 2696-2598 a.C. Huang Din: relatos do Imperador Amarelo sobre Chi Kung, Meditações e Fitoterapia para manutenção da Saúde.
  • 1028-221 a.C. Dinastia Zhou: reconhecida por grandes mestres como Confúcio, mestre Taoísta.
  • 221-206 a.C. Dinastia Qin: compilação dos textos sobre a prática do Qi Kung.
  • 206 a.C. -220 d.C. Dinastia Han: prática de exercícios inspirados em práticas marciais, com movimento de animais para cultivo do Jing, Chi e Shen.
  • 220-265 d.C. Dinastia Wei: prática do Qui Kung por pessoas comuns com um mestre.
  • 265-420 d.C. Dinastia Jin: publicação das obras: Hung Tian Jing e Bao, Pu, Zi.
  • 386-588 d.C. Dinastia Norte-Sul: publicação de textos sobre exercícios de músculos, tendões e lavagem de medula.
  • 588-907 d.C. Dinastia Sui e Tang: aplicação clínica do Qi Kung. Utilização da medida Cun para localização de pontos. Pesquisas sobre pontos fantasmas.
  • 960-1368 d.C. Dinastias Song, Jin e Yuan: prática regular do Qi Kung como promoção de saúde.
  • 588-907 d.C. Dinastia Ming e Qing: tratamento de doenças e manutenção da saúde. Primeiras discussões sobre os desvios de Qi.

Fontes:

  1. Medical Qigong College acessado em 10/02/2022
  2. Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental acessado em 10/02/2022
  3. Chi Kung Medicinal & Clínica da Dor acessado em 10/02/2022
CRM: 56740 SP
RQE: 40624
RQE: 40625
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1986, com Residência Médica em Pediatria concluída em 1989. Porém, o aprendizado é constante e nunca termina. Outras especializações, são necessárias para entender o paciente de uma forma mais abrangente e poder tratá-lo na sua individualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta
O site www.dralilian.com.br visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa durante consulta e diagnóstico adequados.
(11) 3284-1711
Rua Cincinato Braga 340 - 
10.andar. Bela Vista, SP
 Rua Vilela, 665 - 
8.andar. Tatuapé, SP
Atualizado em: 08/01/2024
Copyright © 2024 Direitos reservados Dra. Lilian - Desenvolvido por SuryaMKT
magnifiercross