LIAN GONG EM 18 TERAPIAS - Dra Lilian

Lian Gong em 18 terapias

Lian Gong – primeiramente vamos entender o seu significado:

  • Lian = treinar, exercitar
  • Gong = trabalho persistente e prolongado que alcança um nível elevado de habilidade

Lian Gong em 18 terapias, portanto, é uma ginástica terapêutica de origem chinesa.

Através de exercícios simples, realizados de maneira persistente e prolongada, visa a prevenção e também o tratamento de dores no pescoço, ombros, cintura, pernas e doenças crônicas.

Foi então desenvolvida em 1974, pelo médico ortopedista e traumatologista chinês Dr. Zhuang Yuen Ming (1919-2013) de Shangai.

Dr. Zhuang

Dr. Zhuang uniu os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), das artes marciais, manobras da massagem chinesa e tui ná, com o seu conhecimento da Medicina Ocidental.

Como resultado, elaborou uma sequência de exercícios para prevenção e tratamento de dores no corpo, problemas  articulares e tendíneos, disfunções em órgãos internos e fortalecimento do sistema cárdio-vascular.

Lian Gong no Brasil

No Brasil, o Lian Gong em 18 terapias, foi introduzido em 1987 por Maria Lúcia Lee, professora de Filosofia além de Artes Corporais Orientais.

Através de seu convite, o Dr. Zhuang visitou o Brasil em 1997 e também 1999 quando, então, ministrou cursos de aperfeiçoamento da técnica.

Posteriormente, em setembro de 2015, seu filho e sucessor Zhuang Jian Shen veio para o Brasil. Foi realizado, então, o Seminário Internacional de Lian Gong, promovido pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 terapias.

Atualmente o Lian Gong em 18 terapias é praticado em mais de 30 países.

Os exercícios

O Lian Gong é composto por um conjunto de exercícios divididos em três partes, cada uma com 18 movimentos. É realizado ao som de uma música desenvolvida por um musicoterapeuta chinês.

Tom Marcial

Durante os primeiros 30 segundos da prática a música tem um tom marcial.

Segundo a professora Maria Lúcia Lee, Dr Zhuang dizia que o início marcial era uma forma de despertar a energia yang do corpo.

Esta energia yang se encontra atualmente enfraquecida, certamente devido ao estilo de vida, à poluição e aos alimentos que ingerimos.

Em seguida, a música se desenrola com uma contagem e o ritmo vai se modificando em cada série.

Respirar

A respiração e também o olhar conferem o estado de presença.

Trazem uma sensação de calma, harmonia interna e a nossa integração com o céu e a terra.

1. Parte Anterior

Os exercícios, primeiramente da parte anterior do corpo, têm como objetivo o tratamento e a prevenção dos desequilíbrios e dores nas regiões do pescoço, ombros, lombar, glúteos e membros inferiores.

série

Para prevenção, assim como o tratamento de desequilíbrios nas regiões do pescoço e ombros.

A má postura, fadiga, estresse, movimento brusco ou até mesmo, fatores emocionais como ansiedade e insegurança trazem, como resultado, tensão generalizada e espasmos musculares

Os movimentos da cabeça, pescoço, ombros e braços desta 1ª série, foram projetados para promover a distensão dos músculos através de delicadas, porém firmes trações, alongando-os.

Portanto, como consequência, os espasmos musculares diminuem, as aderências dos tecidos moles se dissolvem, o tônus muscular se fortalece e a circulação do Qi e do sangue se restabelecem.

2ª série

Para prevenção, como também, tratamento de desequilíbrios e dores nas costas e região lombar.

Os movimentos desta série foram projetados para aliviar a dor, desfazer espasmos na região, dissolver aderências e melhorar a mobilidade da coluna, corrigir escoliose, enfim restaurar a curva fisiológica da espinha lombar.

3ª série

Para prevenção e tratamento dos desequilíbrios, assim como dores nos glúteos e pernas.

Os movimentos focados nessas regiões promovem o alinhamento e mobilidade das articulações dos membros inferiores, potencializando o tônus muscular, assim como reduzindo os desvios da coluna lombar.

A estabilidade do nosso corpo depende, acima de tudo, da estabilidade das pernas e pés.

Os exercícios de Liag Gong para a parte anterior tem a duração de 12 minutos.

2. Parte Posterior

Os exercícios desta parte, foram elaborados para prevenção e também para o tratamento de desequilíbrios e dores nas articulações das extremidades, tendões e disfunções de órgãos internos.

série

Para desequilíbrios de dores nas articulações das extremidades.

Através de movimentos das extremidades integrados ao corpo como um todo, soltam-se as contraturas e aderências dos tecidos moles das articulações. Promove-se, então, seu deslizamento, reduzindo o atrito e consequentemente aliviando as dores e inflamações.

As causas destes desequilíbrios provavelmente, são a invasão do Qi perverso do vento, frio e umidade, bem como, lesões causadas pelo esforço repetitivo, má postura, etc

série

Para prevenção e tratamento de desequilíbrios e dores nos tendões, ou seja, tendinites e tenossinovites.

Os exercícios desta série têm o efeito de desobstruir o sistema de meridianos permitindo, assim, a circulação do Qi e do sangue.

Como resultado, observamos uma maior lubrificação dos tendões, redução da inflamação e da aderência de suas bainhas.

série

Para tratamento das desordens funcionais dos órgãos internos.

Esta série foi desenvolvida para prevenir, assim como tratar de disfunções dos órgãos internos: alterações gastro-intestinais, estresse, hipertensão arterial, disfunções coronárias, etc.

Através de automassagem nos pontos de acupuntura e uma movimentação natural do corpo, o fluxo do Qi é estimulado e, como resultado, as funções dos órgãos e vísceras são restabelecidas.

Os exercícios de Liag Gong para a parte posterior, também têm a duração de 12 minutos.

3. I Qi Gong

I Qi Gong tem como objetivo a prevenção e tratamento das doenças crônicas, por exemplo, asma brônquica, distúrbios circulatórios, problemas cardíacos através do fortalecimento das funções do pulmão e do coração.

Os exercícios de I Qi Gong são realizados com outra melodia e também têm 12 minutos de duração.

Lian Gong em 18 terapias e PNIC

O Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a qual abriga 18 terapias, entre práticas da MTC e de outras medicinas tradicionais.

Essas terapias devem ser oferecidas à população pelo SUS, segundo a Portaria 971 de 3 de maio de 2006. Também, por recomendação da OMS, o Ministério da Saúde vem atualizando a PNPIC anualmente. Assim, gradativamente, as práticas integrativas e complementares vão se tornando acessíveis à população.

Mais sobre o Lian Gong

  • Maria Lúcia Lee, “Lian Gong em 18 Terapias – Forjando um Corpo Saudável”, São Paulo: Ed. Pensamento, 2ª Ed.
  • Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen “Lian Gong Shi Ba Fa (Lian Gong em 18 Terapias)” (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2001.
  • Associação Brasileira de Lian Gong
  • Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen, “I Qi Gong (Continuação do Lian Gong)” (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2002.
like do facebook Dra Lilian

5 thoughts on “Lian Gong em 18 terapias

  1. Olá, Douglas!
    Que ótimo saber que esta Prática Corporal Chinesa faz parte da sua rotina diária. Algo que posso te dizer, de antemão, é que esta Prática te trará cada vez mais saúde, foco, equilíbrio, conhecimento e longevidade!
    Conversei hoje com a Professora Maria Lúcia Lee, grande mestra que trouxe o Lian Gong para o Brasil, motivada pela sua pergunta.
    Você PODE sim fazer o Lian Gong diariamente, ok?
    Vou dar uma sugestão: – assim que for possível, procure um instrutor que possa te orientar e aperfeiçoar os seus exercícios. Cada série, cada exercício, é muito rico, tem um porquê, um objetivo. E mais ainda, você entra em contato, nas aulas, com a sabedoria da Filosofia Oriental. Outra sugestão: dá uma olhada no Google e conheça o professor, muito querido, Jaime Kuk.
    Boa Prática
    Boa sorte!
    Abraço
    Lilian

  2. Olá Dra. Lilian,

    Me chamo Douglas, tenho 25 anos e sou saudável. Eu conheci o Lian Gong a pouco tempo, mas já o incorporei na minha rotina porque realmente é algo muito bom para a saúde e já sinto os benefícios da prática.
    Eu estou aprendendo os movimentos através de vídeos da Secretaria de Saúde de São Paulo, mas me surgiu uma dúvida e gostaria da sua ajuda: eu posso praticar as 3 partes (Posterior, Anterior e I Qi Gong) em sequência, ou seja, sem pausa entre as partes? A prática do Lian Gong pode ser realizada todos os dias da semana uma vez ao dia?

    Desde já agradeço.

  3. Olá Sidnei!
    Desculpe-me, vi o seu comentário somente agora. Você já deve ter finalizado o seu TCC, não é mesmo? Em todo caso, se houver ainda algum interesse, mande seu email, ok?

  4. Senhores, boa noite, estou finalizando um trabalho de conclusão de curso – TCC no curso de Educação Física, e o tema é: Lian Gong. Solicito mais informações sobre a GTC, autores confirmado a eficaz do Lian Gong na recuperação e prevenção de incidentes muscular e articular. Se for possível, peço q me envie por e-mail assuntos relativos a essa GTC, como: artigos, origens, exercícios etc. Muito obrigado.

    Sidnei/Bagé/RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *