Longevidade e Saúde – Sete Dicas Importantes

Que sejamos longévolos com saúde e que não tenhamos apenas vida longa.
longevidade

Longevidade e Saúde – Sete Dicas Importantes

Longevidade e Saúde – a partir de estudos e de sua vivência como médica pediatra, homeopata e acupunturista, Dra. Lilian selecionou sete dicas importantes para a saúde e longevidade. Pois é necessário que sejamos longévolos com saúde e que não tenhamos apenas vida longa.

Sete dicas para a saúde e longevidade

As sete dicas importante estão estruturadas na Medicina Tradicional Chinesa e na Ciência Moderna, porém fortemente enriquecida em sua experência no cuidar de pessoas.

1 – Equilíbrio do Yin e do Yang

Equilíbrio do Yin e Yang é o ponderamento entre atividades consideradas Yin ou Yang com o objetivo de se evitar excessos.

Por exemplo, promover ao corpo tanto movimento, quanto repouso; ou seja, devemos trabalhar, mas também descansar. Pois quando existe excesso de práticas estressantes, o corpo vai lentamente se desgastando energeticamente, o que resulta no desequilíbrio entre Yin e Yang.

2 – Alimentação equilibrada

Deficiências ou excessos na alimentação normalmente estão ligadas à falta de tempo e conhecimento para a organização e escolha de uma dieta que possa trazer mais energia, saúde e portanto, longevidade.

3 – Exercícios Físicos

A prática saudável de exercícios físicos é a manutenção de uma rotina com atividades que movimentam o corpo, trazendo, enfim, vitalidade. No entanto, deve-se evitar os extremos, ou seja, o exagero de atividades físicas, ou o sedentarismo. É fundamental encontrar prazer no exercício e não vê-lo como mais uma obrigação a ser cumprida no dia.

4 – Sono para a longevidade

Pesquisas mostram que 73 milhões de brasileiros têm distúrbios de sono, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Assim, para fortalecer no âmbito terapêutico a importância do Sono, a ABS organizou a Semana do Sono de 2019 com o slogan: Dormir bem é envelhecer com saúde!.

Entre as dificuldades referidas pelos pacientes, as mais frequentes são:

  • demorar para iniciar o sono;
  • dormir rapidamente, porém despertar após algumas horas, por exemplo, entre meia noite e três horas da manhã, tendo dificuldade de conciliar o sono novamente;
  • adormecer somente quando já está quase na hora de acordar.

Quando essas alterações persistem, o resultado é um cansaço extremo, que pode ter repercussões não só energéticas, mas também funcionais e orgânicas. Afetando assim, a qualidade de vida e a longevidade com saúde.

5 – Respiração

Quanto mais cansados estivermos, mais atenção precisamos dar ao ato de respirar. Portanto, oriento sempre que a RESPIRAÇÃO é o passaporte para esta vida na Terra.

Pois é a primeira coisa que fazemos ao entrar nesse mundo, assim como, é a última, ao sairmos dele.

A Consciência na respiração aquieta a Mente (que costuma estar muito cheia), acalma também as emoções tumultuadas, trazendo equilíbrio e energia. Uma das formas muito utilizadas para chegarmos a esta Consciência é a prática da Meditação.

6 – Nutrir a Alma

Aconteceu muitas vezes comigo – mesmo num cansaço profundo – ao alimentar minha alma, é como se eu tivesse tirado um grande peso das minhas costas, voltando, assim, a me sentir mais leve e cheia de energia.

O que é Nutrir a Alma (ou o Espírito)? Nutrir a alma para mim é estar em contato com algo que tenha sentido, isto é, que emocione o meu coração. Para muitas pessoas isto acontece ao fazer uma oração, ou tocar um instrumento, pintar, dançar, etc.. Ou apenas, fechar os olhos, respirar e ser grato ao universo.

7 – Natureza

Como filhos do Céu e da Terra, o contato com a Natureza nos revitaliza. Sendo assim, o Céu nos provê o ar – o oxigênio, e a Terra, tudo que ela produz abundantemente: a planta e a água que ingerimos, e o fogo que nos aquece.

A energia que corre nos universos vegetal, animal e mineral, como em animais e plantas, também circula dentro de nós. Por essa razão, quando estamos conectados com a Natureza, recarregamos nossa energia (QI).

Longevidade

Estas sete (7) dicas sobre longevidade com saúde não são isoladas, pois podem acontecer simultaneamente. Exemplos:

Podemos praticar exercícios físicos atentos na respiração e quem sabe, em um parque repleto de natureza.

Também, podemos meditar e assim nutrir a alma com uma oração à noite para melhorar a qualidade de nosso sono.

Alimentação saudável e ponderamento nas atividades físicas equilibram o Yin e o Yang.

São apenas três (3) exemplos, mas tenho certeza, que você, na busca pela sua saúde poderá encontrar inúmeras outras combinações.

like do facebook Dra Lilian

Sobre o autor

Lilian Kiyomura

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário