Home-office e Saúde

O home-office ou trabalho em casa é uma nova realidade que alcança cada dia mais pessoas.

Trabalhar de casa

Trabalhar de casa, desde que a internet foi entrando na vida do cidadão já era realidade para uma pequena parcela da população. Entretanto, com a chegada abrupta da pandemia provocada pelo Coronavírus o home-office ganhou corpo. E assim, sem planejamento uma gama imensa de pessoas começou a trabalhar a partir de seus lares.

Agora … aos pouquinhos … muitos retornam aos seus trabalhos.

Mas será que todos querem voltar para o escritório? Segundo pesquisa realizada pela FIA e FEA/USP, 70% dos profissionais de média e alta gestão preferem continuar trabalhando de casa.

Trânsito e poluição

Ainda sem saber o quando do home-office prevalecerá, um resultado já é observado. Há menos trânsito e um menor número de pessoas expostas a gases poluentes que afetam a saúde.

Cuidados com a saúde

Sim, temos menos poluição, que é um ponto positivo. Mas será que estamos também caminhando e se movimentando menos?

Possivelmente, preocupados em manter a vida e o trabalho nem estamos lembrando dos cuidados com a nossa saúde.

Dicas saudáveis para o Home-office

Portanto, para manter o nosso bem-estar e a longevidade com saúde, vou lhes deixar nove (9) sugestões.

1 – Caminhar

Vamos caminhar. Quantos mil passos por dia? Normalmente de seis (6) a 10 mil. Mas esta resposta você terá com seu preparador físico ou cardiologista. O mais importante é termos uma meta.

E podemos baixar um aplicativo no celular que conta nossos passos. Mas será que a gente anda pela casa com o celular na mão? Eu não ando … e você?

Bem, então a sugestão é um relógio que tenha a função pedômetro. Ou seja, conta nossos passos. Alguns mais sofisticados até medem nossa pressão e a frequência cardíaca.

2 – Meditação em Movimento

Meditação em Movimento é a prática de Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, Qi Gong e outras técnicas orientais. Esses exercícios aliam respiração com movimentos simples e podem ser praticados em pequenos espaços. Devem ser realizados de maneira persistente e prolongada, visam a prevenção de dores no corpo, problemas articulares e tendíneos, disfunções em órgãos internos, além de fortalecer o sistema cárdio-vascular.

Com a pandemia, mais profissionais estão fazendo Lives para a prática coletiva de atividade física, com cada um na sua casa. Descubra uma. Participe. Movimente-se.

3 – Alimentação Saudável

Esta dica é sempre repetida, pois a alimentação saudável é um dos pilares do bem-estar e da longevidade com saúde. Veja quatro artigos:

4 – Levante-se a cada 30 minutos

Movimentar-se a cada 30 minutos, mesmo que seja apenas levantar para beber água, pode reduzir os danos do sedentarismo. Leia mais em artigo sobre os danos do sedentarismo.

Deixo como sugestão, levantar-se a cada 30 minutos e se espreguiçar …

  • movimentar o pescoço,
  • abrir bem os braços,
  • abrir e fechar as mãos,
  • esticar o dedos,
  • respirar fundo
  • e depois voltar ao trabalho.

Relógios como aqueles que têm pedômetro nos avisam que está na hora de se levartar.

5 – Líquidos também no home-office

A ingestão de líquidos ajuda a manter o corpo saudável. Lembremos que somos 70% água. E que a alteração desta proporção altera nossas funções biológicas.

Para se hidratar, preferencialmente água. Entretanto, aqueles que têm dificuldade em beber água pura, podem tomar um chá sem açúcar ou uma água saborizada. Fique atendo, pois se tiver pré-disposição para diabetes, evite açúcar.

Água saborizada

A água pode ser saborizada com folhas de hortelã, alface ou manjericão. Também, rodelas de limão, laranja, maracujá, etc.

6 – Divirta-se

O lazer contribui na manutenção dos níveis de serotonina e endorfinas relacionadas às sensações de prazer e bem-estar. E é tão bom se sentir gratificado com uma atividade gostosa.

Mas se divertir como? Cuide de uma planta. Brinque com seu animal. Faça sua comida preferida. Olhe pela janela. Trabalhe com fundo musical. Faça um exercício ou tome um banho no meio do expediente … aproveite o que sua casa proporciona.

7 – Médico

Consulte regularmente seu médico para companhar seus sinais vitais e os índicadores de saúde como glicose, colesterol, triglicérides, etc.. Pois orientação médica vale sempre.

Entretanto, sempre que mudamos o modo de vida, o corpo reage de alguma forma. Então, este é um momento necessário para conversar com seu médico. Seja de forma presencial ou remota.

Cuidemo-nos para que tenhamos uma vida saudável e feliz.

8 – Converse

Esta dica é principalmente para aqueles que moram sozinhos.

Vasculhe sua memória … então ache alguém que faz tempo que não bate um papo … e telefone.

Eu fiz isso durante a pandemia e escutei do outro lado palavras gritadas com alegria … estou feliz que você me ligou!

9 – Tem crianças em casa?

Lembre-se que elas fazem o que fazemos e não o que mandamos elas fazer. Como as crianças são muito observadoras, então a nossa atitude perante o trabalho é percebida por elas. Ou seja, nós as inspiramos em suas escolhas futuras.

Home-office para sempre

Jamais ousaria afirmar que o home-office é para sempre.

Entretanto ouso afirmar que ele será cada dia mais frequente na vida das famílias.

Portanto, desde já devemos agregar hábitos saudáveis. Pois apenas evitar um vírus pode nos manter vivos. Porém, devemos além de ficar vivos, também viver com alegria e saúde.

like do facebook Dra Lilian

Deixar uma resposta