Lian Gong - primeiramente vamos entender o seu significado:
- Lian = treinar, exercitar
- Gong = trabalho persistente e prolongado que alcança um nível elevado de habilidade
Lian Gong em 18 terapias, portanto, é uma ginástica terapêutica de origem chinesa.
São exercícios simples. E se realizados de maneira persistente e prolongada, previne e trata dores no pescoço, ombros, cintura, pernas e doenças crônicas.
Desenvolvida em 1974 pelo médico ortopedista e traumatologista chinês Dr. Zhuang Yuen Ming (1919-2013) de Shanghai.
Dr. Zhuang
Dr. Zhuang uniu os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), das artes marciais, manobras da massagem chinesa e tui ná, com o seu conhecimento da Medicina Ocidental.
Como resultado, elaborou uma sequência de exercícios para prevenção e tratamento de dores no corpo, problemas articulares e tendíneos, disfunções em órgãos internos e fortalecimento do sistema cárdio-vascular.
Lian Gong no Brasil
O Lian Gong em 18 terapias chegou ao Brasil em 1987. Trazido por Maria Lúcia Lee, professora de Filosofia além de Artes Corporais Orientais.
Através de seu convite, Dr. Zhuang visitou o Brasil em 1997 e em 1999. Na época ministrou cursos de aperfeiçoamento da técnica.
Posteriormente, em setembro de 2015, seu filho e sucessor Zhuang Jian Shen veio para o Brasil. Realizou, então, o Seminário Internacional de Lian Gong, promovido pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 terapias.
Atualmente, pratica-se o Lian Gong em 18 terapias em mais de 30 países.
Os exercícios
O Lian Gong é composto por um conjunto de exercícios divididos em três partes. Cada uma com 18 movimentos. É realizado ao som de uma música desenvolvida por um musicoterapeuta chinês.
Tom Marcial
Durante os primeiros 30 segundos da prática a música tem um tom marcial.
Segundo a professora Maria Lúcia Lee, Dr Zhuang dizia que o início marcial era uma forma de despertar a Energia Yang do corpo.
Esta energia yang se encontra atualmente enfraquecida, certamente devido ao estilo de vida, à poluição e aos alimentos que ingerimos.
Em seguida, a música se desenrola com uma contagem e o ritmo vai se modificando em cada série.
Respirar
A respiração e também o olhar conferem o estado de presença.
Trazem uma sensação de calma, harmonia interna. É a nossa integração com o céu e a terra.
1. Parte Anterior
Os exercícios, primeiramente da parte anterior do corpo, têm como objetivo o tratamento e a prevenção dos desequilíbrios e dores nas regiões do pescoço, ombros, lombar, glúteos e membros inferiores.
1ª série
Para prevenção, assim como o tratamento de desequilíbrios nas regiões do pescoço e ombros.
A má postura, fadiga, estresse, movimento brusco ou até mesmo, fatores emocionais como ansiedade e insegurança trazem, como resultado, tensão generalizada e espasmos musculares
Os movimentos da cabeça, pescoço, ombros e braços desta 1ª série, foram projetados para promover a distensão dos músculos. São movimentos delicados, porém com firmes trações e alongamentos.
Portanto, como consequência, os espasmos musculares diminuem, as aderências dos tecidos moles se dissolvem, o tônus muscular se fortalece e a circulação do Qi e do sangue se restabelecem.
2ª série
Para prevenção, como também, tratamento de desequilíbrios e dores nas costas e região lombar.
Os movimentos desta série objetivam o alívio da dor. Dissolução de espasmos na região. Dissolução de aderências. Melhora a mobilidade da coluna. Redução de escoliose. Enfim, restaurar a curva fisiológica da espinha lombar.
3ª série
Para prevenção e tratamento dos desequilíbrios, assim como dores nos glúteos e pernas.
Os movimentos focados nessas regiões promovem o alinhamento e mobilidade das articulações dos membros inferiores, potencializando o tônus muscular, assim como reduzindo os desvios da coluna lombar.
A estabilidade do nosso corpo depende, acima de tudo, da estabilidade das pernas e pés.
Os exercícios de Lian Gong para a parte anterior tem a duração de 12 minutos.
2. Parte Posterior
Os exercícios desta parte, foram elaborados para prevenção e também para o tratamento de desequilíbrios e dores nas articulações das extremidades, tendões e disfunções de órgãos internos.
4ª série
Para desequilíbrios de dores nas articulações das extremidades.
Através de movimentos das extremidades integrados ao corpo como um todo, soltam-se as contraturas e aderências dos tecidos moles das articulações. Promove-se, então, seu deslizamento, reduzindo o atrito e consequentemente aliviando as dores e inflamações.
As causas desses desequilíbrios provavelmente, são a invasão do Qi perverso do vento, frio e umidade, bem como, lesões causadas pelo esforço repetitivo, má postura, etc
5ª série
Para prevenção e tratamento de desequilíbrios e dores nos tendões, ou seja, tendinites e tenossinovites.
Os exercícios desta série têm o efeito de desobstruir o sistema de meridianos permitindo, assim, a circulação do Qi e do sangue.
Como resultado, observamos uma maior lubrificação dos tendões, redução da inflamação e da aderência de suas bainhas.
6ª série
Para tratamento das desordens funcionais dos órgãos internos.
Esta série foi desenvolvida para prevenir, assim como tratar de disfunções dos órgãos internos: alterações gastro-intestinais, estresse, hipertensão arterial, disfunções coronárias, etc.
Através de automassagem nos pontos de acupuntura e uma movimentação natural do corpo, o fluxo do Qi é estimulado e, como resultado, as funções dos órgãos e vísceras são restabelecidas.
Os exercícios de Lian Gong para a parte posterior, também têm a duração de 12 minutos.
3. I Qi Gong
I Qi Gong tem como objetivo a prevenção e tratamento das doenças crônicas, por exemplo, asma brônquica, distúrbios circulatórios, problemas cardíacos através do fortalecimento das funções do pulmão e do coração.
Os exercícios de I Qi Gong são realizados com outra melodia e também têm 12 minutos de duração.
Lian Gong em 18 terapias e PNIC
O Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a qual abriga 18 terapias, entre práticas da MTC e de outras medicinas tradicionais.
Essas terapias devem ser oferecidas à população pelo SUS, segundo a Portaria 971 de 3 de maio de 2006. Também, por recomendação da OMS, o Ministério da Saúde vem atualizando a PNPIC anualmente. Assim, gradativamente, as práticas integrativas e complementares vão se tornando acessíveis à população.
Mais sobre o Lian Gong
- Maria Lúcia Lee, "Lian Gong em 18 Terapias - Forjando um Corpo Saudável", São Paulo: Ed. Pensamento, 2ª Ed.
- Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen "Lian Gong Shi Ba Fa (Lian Gong em 18 Terapias)" (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2001.
- Associação Brasileira de Lian Gong
- Zhuang Yuan Ming e Zhuang Jian Shen, "I Qi Gong (Continuação do Lian Gong)" (CD de áudio encartado), São Paulo: Ed. Pensamento, 2002.