Raiva é a emoção do Fígado, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
E um dos pilares da MTC é a Teoria dos Cinco Movimentos, onde cada Elemento é associado a um Órgão e a uma Emoção.
Teoria dos Cinco Movimentos
- Madeira – Fígado – Raiva
- Fogo – Coração – Alegria
- Terra – Baço-pâncreas – Preocupação
- Metal – Pulmão – Tristeza
- Água – Rim – Medo
Sobre o Elemento Fogo escrevi no artigo Alegria e Coração.
Em Medo e Esperança falo sobre o Rim.
Sobre a emoção do Pulmão discorro em Tristeza e Medicina Tradicional Chinesa.
E em Preocupação Faz Mal à Saúde, escrevi sobre o emoção do Baço-pâncreas.
Raiva e Verde na Cultura
E para completar o ciclo, escrevo sobre a Raiva, emoção do Fígado, que embora seja formalizada na MTC, também está na cultura popular do Mundo, como no cinema e em ditos populares. Quem já escutou sobre Hulk e Verde de Raiva?
Cinema e Raiva
O cinema imortalizou o Incrível Hulk, que quando tinha um acesso de Raiva, então transformava-se num homenzarrão Forte e Verde, que lutava contra bandidos. Stan Lee criou o personagem, que migrou dos quadrinhos para as telonas pela Marvel Comics.
Verde de Raiva
Verde de Raiva é uma expressão popular portuguesa, que chegou aos interiores brasileiros para designar uma pessoa que está muito zangada.
Assim inspirado nesse dito, o escritor Décio Gomes escreveu a obra 7 Tons de Verde de Raiva, que fala sobre os graus de irritação numa relação entre duas pessoas.
Verde
Notou que a cor Verde foi associada à Raiva nos dois exemplos acima?
Sim, caro leitor.
Pois a MTC associa aos Cinco Elementos além de emoções e órgãos, também estações do ano, planetas, odores, sabores e adivinhem … e cores. E a cor Verde é do Elemento Madeira, do Fígado e da Raiva.
Raiva e MTC
Uma contrariedade que nos incomode pode estimular alguma exasperação, a qual podemos dissolver numa reflexão, impedindo assim que ela se transforme numa implosão ou explosão.
Observe que são três (3) situações:
- dissolver
- implodir
- explodir
Dissolver
Quando estamos em paz, então as contrariedades cotidianas são entendidas e dissolvidas. Além de serem benéficas, pois estimulam a reflexão.
Implodir
Às vezes podemos sentir alguma indignação, mas podemos decidir por engolir essa emoção. Por exemplo: quando somos agredidos no ambiente de trabalho, escolhemos nos calar para evitar a perda do emprego.
Aparentemente tudo bem, pois nada aconteceu. Entretanto toda essa energia se interioriza na pessoa podendo provocar doenças. Pode inclusive afetar a Visão, pois os olhos segundo a MTC estão associados ao Fígado.
Explodir
Tão mal quanto implodir é o explodir. Pois ao explodir podemos ter atitudes inimagináveis num acesso de Furia. Assim, esta situação afeta os Olhos e podemos ter uma cegueira instantânea, tal que nem vemos e nem lembramos do que fizemos.
Subida de Yang do Fígado
Subida de Yang do Fígado é como chamamos na MTC o acesso de Furia. Então com o olhar integral sobre o indivíduo. Assim, trata-se esse Yang em excesso com acupuntura, massagem, fitoterapia, meditação e outras terapias complementares.
Deficiência de Sangue do Fígado
E essa Subida de Yang pode ser porque a pessoa tem Deficiência de Sangue do Fígado, outra expressão da MTC, que significa que ela está propensa a explosões de Raiva com frequência.
Funções do Fígado
Entre as Funções do Fígado, segundo a MTC estão:
- armazenar o Sangue
- assegurar o movimento homogêneo do Qi
- controlar os tendões
- manifestar-se nas unhas
- abrigar a alma etérea
Assim lembremos que o Sangue em seu fluir leva oxigênio e nutrientes para o perfeito funcionamento do corpo. E se esse Sangue está deficiente, então as funções metabólicas ficam comprometidas, resultando em ações desordenadas.
Alma Etérea
A Alma Etérea (Hun) é o “vai-e-vem da Mente” (Shen), portanto é responsável pelas idéias, propósitos, projetos, ideais, inspiração, sonhos de vida e aspirações. Portanto, se o Sangue está deficiente, então essa alma “foge”, deixando o indivíduo em alguns momentos fora de si.
Raiva, como lidar?
O que eu faço se tenho Raiva com frequência?
Sem exitar, procure ajuda imediatamente, antes que algum mal irreversível aconteça.
Olá Pedro Leonardo, obrigada pelas suas palavras. Bacana… Palavras como as suas encantam e inspiram novos posts. Abraço
Pedro Leonardo, obrigada pelas palavras. Bacana.. Palavras como as suas encantam e inspiram novos escritos.
Abraço. 🙏🌻🍀😊
Sensacional. Gostei da analogia com o Hulk, bom para associar nos estudos, até mesmo a expressão cego de Raiva associando o abre se nos olhos. Parabéns pela clareza e a forma que explicou o Fígado e alguns aspectos do elemento madeira. Gratidão
Olá Érika! Em breve! Obrigada. Grande abraço
Olá, adorei os posts. Gostaria de saber se a autora tem Instagram. Grata pelo aprendizado.