Raiva, Fígado e Medicina Chinesa

Raiva é a emoção do Fígado, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
raiva e verde

Raiva, Fígado e Medicina Chinesa

Raiva é a emoção do Fígado, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

E um dos pilares da MTC é a Teoria dos Cinco Movimentos, onde cada Elemento é associado a um Órgão e a uma Emoção.

Teoria dos Cinco Movimentos

  • Madeira – Fígado – Raiva
  • Fogo – Coração – Alegria
  • Terra – Baço-pâncreas – Preocupação
  • Metal – Pulmão – Tristeza
  • Água – Rim – Medo

Sobre o Elemento Fogo escrevi no artigo Alegria e Coração.

Em Medo e Esperança falo sobre o Rim.

Sobre a emoção do Pulmão discorro em Tristeza e Medicina Tradicional Chinesa.

E em Preocupação Faz Mal à Saúde, escrevi sobre o emoção do Baço-pâncreas.

Raiva e Verde na Cultura

E para completar o ciclo, escrevo sobre a Raiva, emoção do Fígado, que embora seja formalizada na MTC, também está na cultura popular do Mundo, como no cinema e em ditos populares. Quem já escutou sobre Hulk e Verde de Raiva?

Cinema e Raiva

O cinema imortalizou o Incrível Hulk, que quando tinha um acesso de Raiva, então transformava-se num homenzarrão Forte e Verde, que lutava contra bandidos. O personagem foi criado por Stan Lee para os quadrinhos e levado para as telonas pela Marvel Comics.

Verde de Raiva

Verde de Raiva é uma expressão popular portuguesa, que chegou aos interiores brasileiros para designar uma pessoa que está muito zangada.

Assim inspirado nesse dito, o escritor Décio Gomes escreveu a obra 7 Tons de Verde de Raiva, que fala sobre os graus de irritação numa relação entre duas pessoas.

Verde

Notou que a cor Verde foi associada à Raiva nos dois exemplos acima?

Sim, caro leitor.

Pois a MTC associa aos Cinco Elementos além de emoções e órgãos, também estações do ano, planetas, odores, sabores e adivinhem … e cores. E a cor Verde é do Elemento Madeira, do Fígado e da Raiva.

Raiva e MTC

Uma contrariedade que nos incomode pode estimular alguma exasperação, a qual podemos dissolver numa reflexão, impedindo assim que ela se transforme numa implosão ou explosão.

Observe que são três (3) situações:

  • dissolver
  • implodir
  • explodir

Dissolver

Quando estamos em paz, então as contrariedades cotidianas são entendidas e dissolvidas. Além de serem benéficas, pois estimulam a reflexão.

Implodir

Às vezes podemos sentir alguma indignação, mas podemos decidir por engolir essa emoção. Por exemplo:quando somos agredidos no ambiente de trabalho, escolhemos nos calar para evitar a perda do emprego.

Aparentemente tudo bem, pois nada aconteceu. Entretanto toda essa energia se interioriza na pessoa podendo provocar doenças. Pode inclusive afetar a Visão, pois os olhos segundo a MTC estão associados ao Fígado.

Explodir

Tão mal quanto implodir é o explodir. Pois ao explodir podemos ter atitudes inimagináveis num acesso de Furia. Então nesta situação os Olhos também são afetados e podemos ter uma cegueira instantânea, tal que nem vemos e nem lembramos do que fizemos.

Subida de Yang do Fígado

Subida de Yang do Fígado é como chamamos na MTC o acesso de Furia. Então com o olhar integral sobre o indivíduo, então esse Yang em excesso pode ser tratado com acupuntura, massagem, fitoterapia, meditação e outras terapias complementares.

Deficiência de Sangue do Fígado

E essa Subida de Yang pode ser porque a pessoa tem Deficiência de Sangue do Fígado, outra expressão da MTC, que significa que ela está propensa a explosões de Raiva com frequência.

Funções do Fígado

Entre as Funções do Fígado, segundo a MTC estão:

  • armazenar o Sangue
  • assegurar o movimento homogêneo do Qi
  • controlar os tendões
  • manifestar-se nas unhas
  • abrigar a alma etérea

Assim lembremos que o Sangue em seu fluir leva oxigênio e nutrientes para o perfeito funcionamento do corpo. E se esse Sangue está deficiente, então as funções metabólicas ficam comprometidas, resultando em ações desordenadas.

Alma Etérea

A Alma Etérea (Hun) é o “vai-e-vem da Mente” (Shen), portanto é responsável pelas idéias, propósitos, projetos, ideais, inspiração, sonhos de vida e aspirações. Portanto, se o Sangue está deficiente, então essa alma “foge”, deixando o indivíduo em alguns momentos fora de si.

Raiva, como lidar?

O que eu faço se tenho Raiva com frequência?

Sem exitar, procure ajuda imediatamente, antes que algum mal irreversível aconteça.

Sobre o autor

Lilian Kiyomura

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário